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Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h00
  • Última atualização: 07/03/17 11h38

#FAQMS | Alongamento faz bem para a saúde

shutterstock 529883734Você já deve ter escutado que exercícios são importantes para a saúde, e que uma parte importante dessa atividade é o alongamento. Mas como saber qual é a melhor maneira de realizar a prática? Em que momento o alongamento é importante e quais os benefícios que trazem para o nosso corpo? Para tirar todas essas dúvidas, o Blog da Saúde conversou com o professor de Educação Física da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de São Paulo, e fisiologista do exercício, Gilberto Coelho. Confira:

Blog da Saúde: O que o alongamento faz com o corpo e qual a importância?
Gilberto Coelho: O alongamento tem como objetivo principal melhorar a elasticidade da musculatura e a flexibilidade articular com o passar do tempo. Outro objetivo de você fazer os alongamentos é a melhora da postura, porque muitas vezes um desvio postural está associado com encurtamento de grupos musculares, então o alongamento ajuda a melhorar. Vai depender muito de qual músculo estamos falando.

 

O ideal é aliar o alongamento com atividade aeróbia, e um trabalho de fortalecimento para que melhore a força muscular. Ou seja, é um complemento dessas outras variáveis. O alongamento é uma preparação.

Blog da Saúde: E como saber se estou fazendo o alongamento corretamente?
Gilberto Coelho: A primeira dica é procurar um profissional da Educação Física. Mas se a pessoa está no parque, em uma academia do prédio, ou fazendo sozinho em casa, por exemplo, há aqueles desenhos de alongamento. Você pode dar uma olhadinha para ver a postura correta no momento do alongamento, e na hora que você estiver alongando. Se você estiver alongando corretamente, vai ter aquela sensação de estiramento do músculo, e quando você sentir que a intensidade está aumentando, deve parar de alongar para não romper a fibra muscular.

Blog da Saúde: Tem algum alongamento que pode ser feito diariamente e que pode ajudar?
Gilberto Coelho: O alongamento vai ajudar muito se alongar os grandes grupos musculares, como a musculatura da perna, pescoço, ou da região lombar, por exemplo, sempre com algum encarte que de para visualizar a postura do alongamento.

Para quem fica sentado, é muito bom alongar a região do peitoral ou região superior das costas. Isso vai ajudar a minimizar a sensação de dor muscular, principalmente para quem fica na mesma posição o dia inteiro.

Blog da Saúde: O ideal é fazer o alongamento antes ou depois da atividade física?
Gilberto Coelho: O ideal é que você faça o alongamento antes da prática de alguma modalidade física ou prática esportiva, com o objetivo de preparar a musculatura para o esforço que vem pela frente. Alongue com algum aquecimento prévio, como uma caminhada de 5 minutos, para sentir que houve um aquecimento, elevou a temperatura do corpo, e que você vai ter mais sangue chegando na musculatura.

Após esse esforço, o objetivo é você fazer alongamento em uma intensidade menor, porque nesse caso o objetivo é relaxar a musculatura. Até mesmo porque se você fez corretamente o esforço, moderado para intenso, está com a musculatura fadigada.

Blog da Saúde: Qualquer pessoa pode fazer alongamento?
Gilberto Coelho: Sim. Exceto em casos onde há alguma lesão na coluna, hérnia de disco, lesão articular, ou alguma lesão mais séria que cause alguma limitação na mobilidade da articulação envolvida. A ideia é sempre seguir as orientações do médico ou professor de Educação Física. E se a pessoa não tem histórico de lesão ela pode fazer alongamento e não há nenhuma contraindicação.

Blog da Saúde: E há alguma contraindicação relacionada à quantidade de vezes e frequência do alongamento?
Gilberto Coelho: Existem diversos tipos de alongamento, mas o ideal é que você determine o músculo que quer alongar, se posicione corretamente para fazer o alongamento, e segure por 30 segundos no limite daquela sensação de estiramento, como eu falei anteriormente. Alterne entre fazer 30 segundos, e descansar 30 segundos, até completar três séries com intervalos. Isso seria o mais recomendado inicialmente para que a pessoa sinta os efeitos do alongamento.

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

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