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Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 07h30
  • Última atualização: 13/04/17 10h13

A Meta é Saúde: Como escolher frutas, legumes e verduras

meta1Quando você escolhe envolver toda a sua família na busca por uma vida mais saudável sabe que terá alguns importantes desafios a serem alcançados.  Comigo não foi diferente.  A primeira meta proposta pela área técnica do Ministério da Saúde foi levar meus dois filhos, Gael e Levi,  a feira para comprar frutas, legumes e verduras. A ideia era consumir esses alimentos durante  a semana. Além disso, a área técnica do Ministério da Saúde pediu para eu chamar as crianças e “fabricar” um brinquedo em casa.

Meta de Alimentação Saudável

E chegou a hora de ir à feira com as crianças. Mas não foi a primeira vez que encaramos essa experiência juntos. Para mim, sempre foi caótico levar duas crianças pequenas para fazer esse tipo de tarefa. Imaginem: Um menino tentando me ajudar colocando as coisas dentro do carrinho do supermercado enquanto o caçula tenta fazer de uma laranja uma bola . Não precisa nem dizer o que acontece né? GOOOOL! Alguém recebe uma “laranjada”.  E você , enquanto se desculpa com o “alvo”, tenta colher as laranjas caídas no chão, segurando o mais novo sem perder o mais velho de vista! Uma loucura! Criança vê brincadeira em tudo, né?!

Mas os meninos cresceram e , por isso, a meta da 1ª semana foi uma nova oportunidade para todos nós incluirmos mais as crianças meta2numa rotina que, muitas vezes, parece fazer parte apenas do universo adulto. Obviamente que tive que me organizar melhor sobre o que queria levar para casa já que não sabia como os meninos iriam reagir durante o passeio.  Para a minha surpresa, os meninos mostraram que queriam muito cumprir a “meta” em família. Eles ficaram o tempo todo  focados em encontrar os alimentos selecionados  da semana. Apesar da timidez de todos nós no vídeo, conversamos sobre a aventura em casa e chegamos a conclusão que o dia foi muito bacana!

A organização para cumprir minha meta de alimentação saudável dessa semana começou na noite anterior com a lista de frutas que precisávamos comprar. Eu tinha ideia de algumas verduras e legumes que poderíamos usar nos próximos dias, mas já tinha entendido que tanto para organizar a nossa ida a feira, como para usar os alimentos em casa, teria que escolher o que iria comer na semana, durante os períodos que geralmente fazemos isso.  

Fiz a listinha prévia, mas convoquei os meninos para fazerem parte das escolhas.  Cada um incluiu na lista sua fruta preferida para levar para a escola na semameta3na.

Mas apesar das coisas terem caminhado muito bem,  na feira percebi que não só saber o que deveria comprar e levar os meninos era importante para ter mais saúde, né?! Eu precisava saber como escolher o que iria comprar e aí vem um detalhe muito importante: Não sei como escolher muito bem  frutas, legumes e verduras. Toda vez que ia fazer isso era quase que na sorte.

Como consequência, as vezes levava boas escolhas para casa e outras vezes, não.

No dia da feira, as pessoas foram muito solícitas e acabaram ajudando a gente nisso, mas para quem é tímido e vai ter vergonha de perguntar ou mesmo quer aprender sozinho como faz a escolha, separei algumas dicas da publicação Na cozinha com as frutas, legumes e verduras, publicação do Ministério da Saúde que podem te ajudar.

Escolhi 10 alimentos que entraram nas compras da minha lista e que sei que fazem parte da mesa dos brasileiros. Confere aqui:

Como escolher Abacate – Prefira abacates mais firmes, mas evite apertar muito e muito forte a fruta para testar sua qualidade, pois poderá danificá-la.meta4
Como escolher Abacaxi – Os abacaxis só são colhidos quando maduros. Ao comprar a fruta inteira, nem a casca e sua cor ou o tamanho da fruta é indicação de maturação. Para obter o melhor sabor, escolha frutas com aroma doce e estrutura sólida e firme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes, Uma coroa de folhas, compacta e pequena, em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido. Para escolher um abacaxi maduro puxe as folhas para verificar se soltam facilmente. Escolha para puxar as que estão bem no miolo e não as que estão já fora na coroa da fruta.
Como escolher Abobrinha – Escolha abobrinhas novas e pequenas, de 15-20 cm de cumprimento, pois contem menos água. Dê preferência às bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada (conforme tipo), preferencialmente sem rachaduras ou picadas de insetos.
Como escolher Alface – Antes de comprar, verifique o “talo”, pés de alface compridos, não podem estar murchos e nem muito moles. As folhas devem estar limpas, brilhantes e firmes, podem não muito grandes.  
Como escolher Banana -  As manchas marrons indicam que estão macias e quando estão interiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem ser cozidas para o preparo de bolos tortas e doces.
Como escolher Cenoura – Se compradas com as folhas, verifique se tem boa aparência e cor viva. Se estiver sem folhas, não deve apresentar mofo no corte. A cenoura deve ser bem firme e de cor alaranjado-vivo. Evite as que tem radículas ( primeiras raízes da planta) finas e brancas.
Como escolher Chuchu -  São melhores os chuchus pequenos, firmes e pesados, sem cortes, depressões nem áreas moles ou manchadas.
Como escolher Laranja – Escolha as frutas com casca brilhante, lisa e polida. A fruta deve parecer pesada para seu tamanho e ter aroma agradável. Evite laranjas secas, mofadas ou com marcas marrons.
Como escolher Maça – Escolha frutas sem machucados, com casca firme e sem rugas.
Como escolher Maracujá – Escolha os de casca brilhante, lisa, firme, sem rachaduras ou manchas.
Ajudou um pouquinho? Não tem para onde fugir. Mesmo com a ajuda na internet, quanto mais fizer isso, mas você vai aprender a identificar os “sinais” que mostram que o alimento tá do jeito que quer, para o que deseja comer em casa.
O livro com as dicas pode ser baixado no seu computador: Na cozinha com as frutas, legumes e verduras.

Com sacolas e sacolas de frutas, legumes e verduras em casa, logo toda a experiência chamou a atenção dos meninos para essa coisa que é o comer mesmo: Planejamento, aquisição e preparo das refeições.

Logo eles quiseram estar mais presentes em tudo que estava ligado à cozinha. Levi abriu seu próprio restaurante e além de horteiro (que é o que ele diz que quer serpostmeta – Horteiro é quem “faz” horta), agora é chefe de cozinha e inventa pratos imaginários para toda a família comer. Gael é um pouco mais tímido, mas pede para que eu divida as tarefas com ele.

Durante a semana os alimentos da feira fizeram parte do almoço, do lanche da escola e também da refeição da noite. Teve salada gelada de chuchu com pimenta do reino, batatas assadas no almoço, sopa de legumes num dia de virose do Levi, maça e banana na lancheira e sucos! Muitos sucos de frutas!

Lá nas Redes Sociais, os amigos estão acompanhando a execução das séries e na pegada da alimentação saudável, postei a horta que fiz em casa para dar um toque mais fresco as refeições que faço. Outro dia, coloquei uma importante lição que aprendi nesse tempo todo de busca por uma vida mais saudável também.

Por fim, inserir os meninos na rotina de alimentação de casa, trazendo até a oportunidade de escolha, fez diferença para eles.  E não é que não queria já ter incluído eles na rotina assim com a gente, mas parecia mais fácil e era basicamente automático fazer tudo só entre os adultos mesmo. Ainda bem que deu tempo de ter uma experiência diferente com eles nesse sentido ainda na infância, né?! É um bom começo...

Confira o resumo da semana no vídeo:


Quer saber qual é minha outra meta da semana ? Acompanhe a segunda parte da matéria.

Gabi Kopko, para o Blog da Saúde

 

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