Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > A Meta é Saúde: resgate de receitas regionais e muita brincadeira
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 08h30
  • Última atualização: 24/04/17 09h21

A Meta é Saúde: resgate de receitas regionais e muita brincadeira

meta2Sabia desde o começo que a Meta é Saúde iria exigir certo esforço para acontecer e me deixou bastante empolgada que, nessa semana, apesar de ser minha, individual, a execução poderia trazer mais pessoas. Ninguém da minha família ficou imune ao projeto e nessa, trouxe meus irmãos e cunhadas, sobrinhos e  minha mãe para fazerem parte do jogo.

A proposta da Meta é Saúde, dessa vez, foi fazer um piquenique com alimentos resgatados de uma receita de família. Além disso, na meta de atividade física, deveríamos levar a peteca que fizemos para brincarmos juntos.

Primeira Parte

Já que eu precisava preparar uma receita de família, chamei minha mãe para prepararmos um dos pratos principais do piquenique.  Tem algo muito peculiar nessa oportunidade, sabe?! A vida passa voando e percebi que pouquíssimas coisas que eu comia na infância vieram para a minha vida adulta.

Isso porque atualmente a tendência era pegar o que aparentemente é mais fácil, tudo pronto, fechado, que alguém já fez, mas essa não é a recomendação do Guia Alimentar e não foi a minha escolha. Queria colocar a “mão na massa”. Para trazer  mais saúde para a sua vida, você precisa se mexer de verdade.

E lá fomos nós!  Peguei todos aqueles ingredientes que faziam parte da minha infância e trouxe para a vida dos meus filhos.
meta3.2
Outra coisa que resolvi levar para o piquenique foi o cuscuz com ovo que é uma receita muito presente nos almoços da família do meu marido, diferente de como comia na minha casa! No cardápio então teve espaço para receita do interior de Goiás e da Paraíba.

Sobre o cuscuz, queria fazer algumas observações.

Quando fui comprar para fazer em casa, dei uma olhada nos ingredientes que estavam no pacote e percebi que alguns deles não tinham só farinha de milho flocMeta2.1ada, mas era adicionado farinha ou outros ingredientes.

Para seguir na linha de consumo que orienta o Guia Alimentar, preferi levar o que se encaixava no alimento minimamente processado que é  fazer da base da alimentação alimentos minimamente processados e in natura.

A farinha de milho flocada se encaixa nos alimentos minimamente processados já que foram submetidas a um processo de limpeza, moagem e secagem, mas não possuem na composição a agregação de sal, açúcar, óleos ou outras gorduras.

Ainda teve muitas frutas no nosso piquenique, sucos naturais, que fiz em casa no dia e bolo de maça que peguei a receita aqui: Cozinhando com as frutas, Legumes e verdura. Publicação do Ministério da Saúde.


Meta Atividade Física

A gente brincou muito junto e essa é uma meta muito especial também por isso. Do que me adianta as horas na academia se eu não puder ter energia para fazer parte da vida dos meus filhos?! E fazer parte é se mexer para mim.

Nada de mandar os meninos irem lá fazer as coisas sozinhos. Ainda há muita energia nessa mãe aqui para se mexer com meus filhos e meus sobrinhos. Ter uma vida fisicamente ativa, pra mim, é poder correr também com eles, brincar e mover o corpo. Caminhar até a padaria, ao invés de pegar o carro, andar de bicicleta e agora, jogar peteca!

Confira aqui como foi o resumo dessa semana e me conte que brincadeiras você faz junto com os seus filhos!




Primeiro desafio

O primeiro desafio proposto pela área técnica do Ministério da Saúde foi levar meus dois filhos, Gael e Levi,  a feira para comprar frutas, legumes e verduras. A ideia era  preparar refeições com esses alimentos durante a semana. Outro desafio dessa primeira semana foi escolher um brinquedo para “fabricamos” na nossa própria casa.  Veja como foi a aventura em família: Como escolher frutas, legumes e verduras e um brinquedo caseiro.

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página