Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Proqualis celebra Dia Mundial de Higienização das Mãos
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 08h00
  • Última atualização: 05/05/17 16h55

Proqualis celebra Dia Mundial de Higienização das Mãos

shutterstock 254655577O Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado no dia 5 de maio. Em parceria com o Hospital Mãe de Deus (HMD), o Proqualis do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lançou recentemente a página Higienização das Mãos nas Experiências Brasileiras e destaca essa iniciativa para promover a data. Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) quer sensibilizar os serviços de saúde para a melhoria da prática de higiene das mãos, a fim de combater a resistência microbiana aos antimicrobianos. O tema da campanha mundial Salve Vidas: higienize suas mãos, liderada pela OMS e apoiada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos.

“A higiene das mãos é a principal medida para reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Embora a higiene das mãos seja uma medida simples, a falta de adesão pelos profissionais de saúde continua sendo um problema em todo o mundo. Apesar da campanha mundial, a adesão pelos profissionais de saúde às práticas recomendadas de higiene das mãos continua a ser baixa. Em média, 61% dos profissionais de saúde não aderem às recomendações. A experiência do HMD na implementação da higiene das mãos é muito bem sucedida e a publicação das ferramentas e estratégias adotadas certamente contribuirá para iniciativas semelhantes em hospitais brasileiros. Todo material disponível na página é gratuito, seguindo a Política de Acesso Aberto da Fiocruz”, explica Maria de Lourdes de Oliveira Moura, assessora técnica científica do Proqualis, responsável pelas páginas das Experiências Brasileiras.

Há diversas estratégias para implementar ações para a adesão à prática. Na página Higienização das Mãos do Portal Proqualis, o profissional de saúde encontra o protocolo, ferramentas, aulas, literatura de interesse, indicadores, diretrizes, relatório e vídeos sobre o tema. Chama atenção o vídeo elaborado pela equipe do HMD sobre a importância da implementação de práticas adequadas de higienização das mãos para a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde, com a participação da alta liderança da instituição. Além disso, também é possível conferir a ferramenta Instrumento de avaliação da adesão à higiene das mãos do HMD.

Veja também:

Fonte: Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página