Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Saúde do Acre investe no combate ao tabagismo
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 18h46
  • Última atualização: 07/08/17 19h16

Saúde do Acre investe no combate ao tabagismo

 

Cigarro-Junior-Aguiar-11-899x600A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a doença crônica mais evitável que existe.

O tabaco possui mais de quatro mil substâncias tóxicas e é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 30% das mortes por câncer de boca e 25% das mortes por derrame cerebral são devido ao uso prolongado da nicotina.

Segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) o número de pessoas que fumam diminuiu 12% desde 2006, passando de 21,2% para 9% da população de Rio Branco.

 

Mesmo assim, o número de fumantes na capital acreana ainda é muito grande. Pelos cálculos, mais de 34 mil pessoas têm o hábito de fumar.

Para tentar diminuir ainda mais o percentual de fumantes também no interior do estado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Doenças Crônicas, inicia nesta segunda-feira, 31, na região do Alto Acre, começando por Assis Brasil, uma capacitação em tratamento do tabagismo e visitas técnicas às unidades básicas de saúde.

“O principal objetivo é atualizar os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no tratamento correto e na abordagem ao fumante”, enfatiza Ramaika Farias, técnica da divisão de doenças crônicas do departamento de atenção primária da Sesacre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página