Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Hospital Universitário de Brasília sedia debate sobre prevenção ao suicídio
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 07 de Setembro de 2017, 08h30
  • Última atualização: 06/09/17 19h14

Hospital Universitário de Brasília sedia debate sobre prevenção ao suicídio

Evento faz parte da campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina

04a12fee-7a52-4357-a39d-6e0a1d2548dcNo dia 13 de setembro, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) sediará o debate “Suicídio e estratégias de prevenção”. O encontro, de 19h às 20h30, será aberto a estudantes, residentes e profissionais de saúde. As inscrições serão feitas no local do evento.

O debate faz parte da programação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O dia 10 de setembro foi instituído como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“A ação busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio”, explica a psiquiatra do HUB, Maria Célia Vitor.

Durante o encontro, serão discutidos o manejo do paciente suicida, uso de álcool e outras drogas, prevenção do suicídio na infância e adolescência e ações de prevenção e tratamento do Ministério da Saúde e do HUB.

Serão cinco debatedores: o coordenador-geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Quirino Cordeiro Júnior, o gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Renato Antunes, a presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, Maria Teodoro, e os psiquiatras do HUB André Salles e Maria Célia Vitor.

Dados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um milhão de pessoas morrem por suicídio por ano, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade do MS, ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio por dia.

Dados tão alarmantes fazem com o que o suicídio seja uma grande questão de saúde pública no mundo. Diversos estudos apontam que aproximadamente 100% das mortes por suicídio estão associadas a doenças mentais sem tratamento adequado, o que indica uma possibilidade de prevenção.

Serviço

Debate: Suicídio e estratégias de prevençãoData: 13 de setembro
Horário: 19h às 20h30
Local: Auditório 1 do HUB (Av L2 Norte, 605 – Unidade 1)
Inscrições: gratuitas no local
Informações: 3443-1623 ou eventos@apbr.com.br

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ebserh com informações do HUB-UnB

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página