Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Banco de Leite Humano solicita doação de frascos de vidro
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 16h41
  • Última atualização: 22/02/18 16h41

Banco de Leite Humano solicita doação de frascos de vidro

doacao bannerO leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, pois nele encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para seu desenvolvimento. Além disso, é o único alimento que contém elementos que auxiliam na proteção do pequeno contra doenças e infecções. No entanto, algumas mamães não conseguem amamentar seus bebês prematuros, seja pela incapacidade de esse beber sugar, ou por terem algum tipo de doença. Nesse momento, a solidariedade e o carinho de outra mãe entram a partir da doação de leite materno. Esse leite doado supre a necessidade dos bebês prematuros e de baixo peso internados em UTIs, auxiliando no desenvolvimento deles de forma saudável, evitando, até mesmo a mortalidade infantil por falta de nutrientes que só o leite materno possui.

Esse leite doado é armazenado em frascos de vidro com tampa de plástico, tais como, vidro de maionese e café solúvel. “Esse material é indicado, pois não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar e limpar e são resistentes ao processo de congelamento e descongelamento, necessários para que o leite não perca seus nutrientes e possa ser oferecido sem riscos aos bebês. A escolha da tampa plástica se deve porque as tampas de metal contaminam o leite pois, com o tempo, enferrujam e soltam verniz”, explicou Danielle Aparecida da Silva, gerente do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Segundo ela, o BLH da Fiocruz necessita de 1.500 frascos por mês, que são utilizados na coleta, pasteurização e distribuição do leite doado, quantidade que se encontra em baixa atualmente. Por este motivo, o Instituto precisa de doação de frascos, para continuar ajudando os bebês prematuros internados na UTI do IFF, que recebem o leite humano, e suas mamães.

Mesmo quem não está amamentando pode ajudar. Basta comparecer ao BLH do IFF/Fiocruz ou ligar para o número 0800 026 8877 e solicitar informações sobre doação de frascos.

Posto de coleta de frascos de vidro:

Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Local: Avenida Rui Barbosa, 716 – Flamengo – Rio de Janeiro
Contato: 0800 026 8877

Fonte: Juliana Xavier (IFF/Fiocruz)

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página