Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Canal exclusivo do Ministério da Saúde segue no combate às Fake News
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 18h51
  • Última atualização: 07/11/18 09h54

Canal exclusivo do Ministério da Saúde segue no combate às Fake News

 

O Ministério da Saúde disponibiliza, desde agosto de 2018, um número de WhatsApp para envio de mensagens da população com objetivo combater as Fake News sobre saúde. No canal, qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número para envio de mensagens é o (61) 99289-4640. Neste período, 24 boatos foram verificados e publicados na página da campanha.

 Confirmações pelo WhatsApp

Vale destacar que o espaço é exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
As informações recebidas são verificadas e devolvidas aos usuários com um dos dois seguintes selos: se for falsa “Ministério da Saúde adverte: isto é fake news! Não divulgue”. Se a informação for verdadeira, o selo traz a seguinte mensagem: “Ministério da Saúde adverte: esta notícia é verdadeira. Compartilhe! ”

Confira algumas notícias avaliadas pelo Saúde Sem Fake News no último mês:

Contrato emergencial do SAMU sem experiência

FAKE NEWS SAMU

Segundo boato, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estaria contratando de forma emergencial, profissionais sem experiência. *Não há informações de contratações pelo SAMU.* Para saber sobre possíveis editais do SAMU, procure a secretaria de Saúde da sua cidade.


Paracetamol e vírus Machupo

FakeNews Machupo

A Anvisa informa que a confiabilidade dos medicamentos é assegurada por meio da definição de rígidos critérios de qualidade adotados para análise da concessão de registros e pós-registros, revalidações bem como para o monitoramento pós mercado desses medicamentos, previstos em legislações e harmonizados internacionalmente.

Chá de folhas de graviola cura o câncer

FakeNews FolhadeGraviola

Não há evidências científicas de que o chá de folhas de graviola cure o câncer. O próprio médico citado na mensagem desmentiu essa informação e disse que não é o autor do áudio. Contudo, para todas as pessoas, é imprescindível manter uma boa alimentação – não apenas pelo seu bem estar, mas, principalmente, pela sua saúde.

 

Confira outras matérias do Blog da Saúde sobre o assunto:

Combater Fake News é questão de saúde pública
O perigo das Fake News para nossa saúde
Dos antigos boatos às modernas Fake News
8 passos para identificar Fake News
O vírus das Fake News

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página