Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Dia Mundial de combate ao vírus HTLV
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h25
  • Última atualização: 14/11/18 09h56

Dia Mundial de combate ao vírus HTLV

O HTLV e o HIV pertencem à família dos retrovírus e possuem a mesma forma de contágio 

Neste sábado, 10 novembro, aconteceu o Dia Mundial de combate ao vírus HTLV (Vírus T-Linfotrópico), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) tão grave quanto o HIV. Organizado em parceira entre a Sociedade Internacional de Retrovirologia e as ONGs de portadores do vírus, a data tem como objetivo informar e alertar sobre os riscos da doença.

Apesar de pouco conhecido pela população, o vírus foi descoberto há mais de 30 anos e ataca o sistema imunológico dos portadores da doença. A IST é grave, progressiva, degenerativa e não há tratamento eficaz, nem vacinas, para o vírus HTLV I e II. A melhor maneira de controlar a disseminação da doença e evitar o contágio é a prevenção.

As principais formas de transmissão são: aleitamento materno, relação sexual desprotegida com pessoa infectada, e contato com sangue infectado. Para prevenir o contágio, além de usar camisinha, é necessário evitar o compartilhamento materiais como seringa, agulhas, canudos e cachimbos para uso de drogas, escova de dente, barbeadores, navalhas, lâminas, alicates e espátulas de unha. As gestantes devem fazer o teste durante pré-natal.

Vírus HTLV

Existem dois tipos do vírus – HTLV I e II. O tipo 1 está associado a doenças neurológicas e leucemia, enquanto que o tipo 2 é menos comum. Assim como o HIV, ataca os linfócitos T – um tipo de glóbulo branco que atua nas defesas do organismo.

Saiba mais em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/infeccao-pelo-htlv 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página