Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Abertura de encontro regional em Natal discute prevenção do HIV/Aids
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 14h04
  • Última atualização: 24/01/19 10h11

Abertura de encontro regional em Natal discute prevenção do HIV/Aids

O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Vida e Esperança (IVES), promoverá nos próximos dias 24, 25 e 26, em Natal, o Encontro Regional de Prevenção Combinada e Estudos do HIV/Aids, com solenidade de abertura marcada para esta quinta-feira (24), às 19h, e nos dias seguintes das 8h às 16h.

De acordo com a programação do evento, irão participar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da área da educação, de Organizações Não Governamentais, universidades, dentre outras instituições das regiões Nordeste e Sudeste, para a discussão da humanização dentro do contexto da prevenção e do tratamento.

"A oficina é importante porque vai trazer o tema da prevenção combinada, que ultrapassa a abordagem tradicional e traz outras questões, relacionadas à estrutura de projetos, de programas e à intersetorialidade, por meio da interface entre diversos setores, como saúde, educação e assistência social”, explica a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), Márcia Lucas. Segundo ela, dessa forma a prevenção combinada amplia a abordagem de prevenção para enfrentar problemas sociais, preconceito e a questão das vulnerabilidades".

Na pauta do encontro, um dos objetivos é discutir ações de humanização que possam evitar o abandono ao tratamento, muitas vezes causado pelo preconceito em expor a condição de pessoa vivendo com HIV/Aids. Para Patrícia Medeiros, presidente do IVES, a ciência evoluiu muito no tratamento, e há muitas pessoas com carga viral indetectável. “O maior desafio é acabar com o preconceito que ainda existe", ressalta. O evento será realizado no auditório do Hotel Monza Palace.

Por Comunicação do NEMS/RN

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página