Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Embalagem da camisinha masculina ganha novo design
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 15h34
  • Última atualização: 25/02/19 11h17

Embalagem da camisinha masculina ganha novo design

O novo design, assinado pela estudante Ana Carolina Lima, lembra a tecnologia e passa o recado “Se liga. Use”.

embalagem nova camisinhaA camisinha masculina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está de cara nova. Ou melhor, de design novo! A nova embalagem do preservativo traz o recado “Se liga. Use”, com cores vibrantes e o desenho que lembra o botão de ligar dos aparelhos eletrônicos. A distribuição começa em todo o Brasil durante a folia de Carnaval deste ano.

O design da camisinha foi criado pela estudante de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Ana Carolina Lima. Ela venceu o 1.º Concurso Cultural para a Seleção da Nova Arte para Embalagem da Camisinha Masculina, convocado pelo Ministério da Saúde e pela Unesco. A ideia elaborada por ela concorreu com outras 212.

Ana Carolina está contente com o resultado alcançado. “Fico feliz que minha ideia tenha gerado o resultado que os jurados almejavam e espero que tenha um impacto positivo na importância que as pessoas dão à proteção”.

Confira entrevista concedida por Ana Carolina Lima ao Blog da Saúde:

Blog da Saúde: De onde surgiu a inspiração para o novo design da camisinha?

Ana Carolina: Assim que me inscrevi no concurso, peguei um papel e caneta e comecei a rabiscar símbolos que vinham à cabeça, pois a forma mais simples de transmitir uma ideia, muitas vezes universalmente, é através de símbolos. Passei por alguns como o símbolo da paz, do super-homem, até um bote salva-vidas, mas o que me atraiu mais foi o símbolo de ligar/desligar dos aparelhos eletrônicos. Percebi que no traço vertical caberia inserir o formato de uma camisinha, então a ideia da imagem veio antes da ideia da mensagem. A partir daí, comecei a pensar em trocadilhos que eu poderia fazer com “ligar” ou “ligado”, e a gíria “ficar ligado” como forma de dizer “ficar antenado, prestar atenção” coube perfeitamente na situação como forma de alertar a população da importância que é usar camisinha.

nova camisinhaBlog da Saúde: Por que o interesse pelo tema?

AC: Como designer, independentemente da área de atuação, meu propósito é resolver problemas, atender necessidades, facilitar ou melhorar a vida das pessoas em diversas áreas, sendo a saúde uma delas. Assim que soube do concurso da nova embalagem de preservativo, vi uma oportunidade e resolvi arriscar no design gráfico, mesmo sendo designer de interiores. Fico feliz que minha ideia tenha gerado o resultado que os jurados almejavam e espero que tenha um impacto positivo na importância que as pessoas dão à proteção.

Blog da Saúde: Como se sente por ter vencido um concurso tão importante para a promoção da saúde?

AC: Ainda não acredito que conquistei algo tão grande, de amplitude nacional e ainda numa área de tanta responsabilidade que é a saúde. Estou muito feliz e honrada de ter meu trabalho valorizado e espero que cumpra sua função de atrair mais as pessoas e conversar com elas de forma mais direta e descontraída.

Blog da Saúde: Qual a proposta da sua arte na camisinha?

AC: O símbolo com a imagem da camisinha de forma subliminar e o efeito de brilho unidos à mensagem “se liga, use” tem a proposta de atrair visualmente e ter uma chamada mais direta e descontraída para conversar mais com o público jovem, principalmente, que estão mais frequentemente expostos à ISTs e gravidez indesejada por desconhecerem ou ignorarem a importância de sempre se prevenir.

 

 

 

Erika Braz, para o Blog da Saúde

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página