Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2012, 08h52
  • Última atualização: 02/10/13 11h35

Prática de exercícios físicos de forma incorreta pode ocasionar cãibra

Foto: Odilon Dimier / Corbis ImagesAs cãibras (ou câimbras) podem durar alguns segundos ou até vários minutos. Geralmente acontecem quando a pessoa exagera na carga de exercícios físicos. As câimbras atingem mais os pés, as panturrilhas e os tornozelos, mas podem também ser sentidas nos braços, barriga e pescoço. Os principais sintomas são movimentos involuntários seguidos de dores intensas nos músculos.

A fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Elina Monteiro, diz que além dos exercícios físicos as câimbras podem ter outras causas. “É necessário avaliar que tipo de câimbra a pessoa está tendo, e porque ela está tendo. As pessoas podem ter cãimbras por excesso de atividades físicas ou musculatura não muito preparada para aquilo. Mas as pessoas podem estar tendo câimbra por uma má circulação ou se tem uma doença já pré-existente, uma diabetes”.

O personal trainer Carlito Fernandes Souza dá dicas para quem faz musculação em academia. ”A gente chegaria a uma fadiga muscular por mais repetições. Então, por exemplo, a gente fazendo um treino de dez repetições e dava uma pausa muito curta de cinco a dez segundos por exemplo. E faria novamente até quantas aguentarem. Então não precisa de um excesso de carga”.

Os especialistas lembram que é fundamental ter uma alimentação saudável para evitar as câimbras. Eles recomendam muito líquido e alimentos com potássio, como a banana.

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página