Coceira na pele pode ser sinal de dermatite

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Vermelhidão e coceira na pele podem ser sinais de dermatite. A doença é uma inflamação na pele, que pode apresentar escamação, bolhas e até mesmo pus. Existem muitos tipos de dermatite. A mais comum é quando a pessoa entra em contato com alguma substância que provoca irritação na pele ou reação alérgica.

A dermatologista do Hospital Federal de Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Marcia Senra, explica que todos os tipos de dermatite coçam muito e podem trazer também outros problemas. “A própria coceira faz com que possa existir processo inflamatório secundário. Você pode ter uma dermatite pelo contato com relógio, pulseira de níquel e borracha. Por causa da coçadura você vai introduzir a unha ali e vai levar bactéria para aquele local.”

A dermatologista Marcia Senra explica como é o tratamento, que depende de cada diagnóstico. “Você vai diminuir a queixa do paciente que é sempre a coceira. Você pode tirar dando medicações locais, compressa de chá de camomila gelado para acalmar a pele, banhos de banheira com aveia. Depois é preciso passar hidratantes. Se não deu jeito a gente pode entrar com pomadas de cortisona, de baixa potência, até de alta potência. Podemos entrar com medicação oral, os anti-histamínicos. Então tudo vai depender do caso e também da região a ser tratada.”

Marcia Senra ressalta ainda que para identificar o tipo da dermatite é preciso fazer um exame dermatológico minucioso. Ela recomenda que a pessoa procure um especialista assim que os sintomas aparecerem.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Esse post faz parte de #saudeemdia e possui as seguintes tags: Hospital Federal de Ipanema,  pele,  dermatologia,  dermatite.

Mais artigos...