Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2013, 15h13
  • Última atualização: 19/09/13 09h26

Boa alimentação e exposição adequada ao sol garantem níveis ideais de vitamina 'D' no corpo

Foto: Claudia Rehm/Westend61/Corbis

Uma alimentação saudável, com leite e derivados, além de uma exposição adequada ao Sol garante os níveis ideais de vitamina ‘D’ ao organismo. Essa vitamina tem a função de aumentar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalacia e osteoporose, por exemplo.

Além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e tensões pré-menstruais. “A vitamina ‘D’ atua como um hormônio, regulando nos níveis de cálcio e fósforo no sangue, ossos e dentes. É importante lembrar que a vitamina D se concentra principalmente na pele e passa por uma ativação através da exposição aos raios UVB ou pelos raios solares, para depois ser hidroxilada no fígado e rins. Por isso, tão importante quanto ingerir alimentos ricos em Vitamina ‘D’ é manter uma exposição solar regular”, explica o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, Felipe Rizzetto.

Segundo o especialista, os indivíduos com maior propensão a desenvolver as doenças relacionadas à falta de vitamina ‘D’ no organismo são os bebês prematuros, as crianças e os idosos. “A falta de Vitamina ‘D’ é mais perceptível em crianças, pois a carência da vitamina pode causar moleira aberta após o 1º ano do bebê. Em crianças acima de dois anos, pode gerar maior irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo, raquitismo e pernas tortas. Isso porque, a Vitamina ‘D’ atua diretamente na regulação do cálcio e nos depósitos de tecido ósseo pelo organismo. Na fase adulta, principalmente nos idosos, a queda dessa vitamina pode causar osteoporose e osteomalacia, porque o corpo não consegue absorver o cálcio da maneira adequada e os ossos se tornam mais frágeis”, alerta.

A dose diária recomendada de vitamina ‘D’ varia de acordo com a idade e local onde o indivíduo vive, em função da carência de luz solar durante o ano. Em média, um adulto precisa consumir cinco microgramas por dia e garantir uma exposição solar regular, sem o uso de protetor solar. “Um adulto saudável precisa se expor ao Sol, em média, entre 15 e 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Os idosos, em geral, devem se expor 10 minutos por dia. Uma dieta balanceada e rica em vitamina ‘D’ é essencial. Ela é facilmente encontrada nos alimentos como sardinha, atum, cogumelos, fígado, salmão, gema do ovo, leites e derivados. Esses alimentos ajudam a controlar os níveis e evitar a carência desta vitamina no organismo”, orienta.

Pessoas com intolerância à lactose devem ter cuidados específicos, caso a rotina da pessoa não inclua outros alimentos ricos em vitamina D ou mesmo em cálcio. “O uso do suplemento de vitamina ‘D’ pura é somente indicado para os casos em que o indivíduo não tem uma boa alimentação ou vive em locais muito frios, onde não é possível expor-se ao Sol regularmente. Lembrando que é sempre importante mudar alguns hábitos para evitar o uso de suplementos ou complementos alimentares. A solução mais prática na maioria das vezes não é a mais saudável. Por isso, sempre que possível opte por outros alimentos ricos em vitamina ‘D’”, ressalta o nutricionista.

O excesso de protetor solar também influencia na carência da vitamina ‘D’. O protetor diminui a exposição aos raios UVB, responsáveis pela síntese da vitamina na pele. “Em regiões tropicais, basta uma caminhada durante o dia para se receber a radiação suficiente para a síntese da vitamina. O uso do protetor solar é sempre muito importante e não justifica não utilizá-lo por conta da carência da vitamina ‘D’”, explica.

A orientação é que a exposição seja feita em pequenas doses. “Recomendo, em dias de praia, ou de passeios ao ar livre, esperar alguns minutos antes de passar o protetor solar para que se tenha uma pequena exposição, de preferências antes das 10 horas, caso esteja no verão. No outono, por exemplo, pode ser em qualquer horário pela manhã. Nos dias úteis, podemos aproveitar o caminho para o trabalho. Para os que usam carro e ficam trancados nos escritórios, aproveitar o horário de almoço para se expor ao solzinho que estiver aparecendo”, finaliza.

Sintomas da baixa concentração de vitamina ‘D’ no organismo, segundo o nutricionista:

  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
  • Fraqueza muscular;
  • Moleira aberta após o 1º ano do bebê;
  • Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo;
  • Osteomalácea;
  • Pernas tortas.

Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

 

Adicionar Comentário
  • Blog da Saúde

    Denunciar Link Permanente

    Olá, Lidiane.

    A vitamina D tem a função de aumentar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalacia e osteoporose, por exemplo. Além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e tensões pré-menstruais. Atua como um hormônio, regulando nos níveis de cálcio e fósforo no sangue, ossos e dentes.

    Sabemos o quão importante é a vitamina D no nosso organismo, por isso, aconselhamos que você siga as orientações médicas. Ressaltamos que o contato com o profissional de saúde é sempre o mais recomendado.

    Continuamos à disposição.

    cerca de 7 anos atrás
  • Olá, você comentou que o uso do suplemento de vitamina ‘D’ pura é somente indicado para os casos em que o indivíduo não tem uma boa alimentação ou vive em locais muito frios, onde não é possível expor-se ao Sol regularmente.
    Meu nível está muuuito abaixo, e minha médica pediu para eu tomar, durante dois meses, a Vitamina D 7000ui. Se eu tomar sol todos os dias, e me alimentar corretamente, posso evitar tomar a vitamina? E se eu realmente precisar tomar a vitamina, pra estabilizar meu nível, há riscos?

    cerca de 7 anos atrás

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página