Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > #ZéGotinha: Conheça a história do símbolo da vacinação no Brasil
Início do conteúdo da página
Serviços
  • não publicado
  • Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2013, 05h01
  • Última atualização: 30/01/14 16h48

#ZéGotinha: Conheça a história do símbolo da vacinação no Brasil

Neste mês de setembro, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde completa 40 anos. E um personagem importante dessa história é o Zé Gotinha. Conheça um pouco mais sobre esse símbolo da vacinação no Brasil.

Na década de 80, o Ministério da Saúde percebeu que havia grande resistência da população adulta, além de medo por parte das crianças, em relação às vacinas. Com isso, surgiu a ideia de criar um símbolo que fosse capaz de dialogar com diferentes públicos, especialmente o infantil, para motivar e informar sobre vacinação.

O artista plástico Darlan Manoel Rosa, atendendo convite do Ministério da Saúde e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, criou em 1986 uma logomarca para marcar o compromisso assumido pelo Brasil de erradicar a poliomielite até 1990.

Para dar uma identidade ao novo boneco-símbolo da campanha de erradicação da pólio, o Ministério da Saúde realizou um concurso com a participação de estudantes de todo o país para a escolha do nome. Assim surgiu o nome Zé Gotinha. E além de popularizar o símbolo, o concurso abriu portas a oportunidades de mobilização nacional sobre o tema vacinação.

Desde a criação do Zé Gotinha, ele aparece em todas as campanhas de vacinação e também participou da campanha de rubéola para mulheres e homens até 39 anos de idade e da campanha contra o vírus Influenza.

Atualmente, o Zé Gotinha é o símbolo do Programa Nacional de Imunizações. A coordenadora do PNI, Carla Domingues, explica que além de ser utilizado nas campanhas do Ministério, é usado como símbolo da vacinação de rotina para toda a família, com o slogan “Vacinação virou programa de família”.

O símbolo do Zé Gotinha é influenciador e ele continua com uma grande capacidade de mobilização nacional a respeito da importância da vacinação e prevenção de várias doenças. “Todas as crianças adoram o Zé Gotinha e conseguem associar o símbolo à vacinação”, afirma a coordenadora Carla.

Programa Nacional de Imunizações (PNI) – O programa foi formulado em 1973 por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura. A proposta básica para o Programa, constante de documento elaborado por técnicos do Departamento Nacional de Profilaxia e Controle de Doenças (Ministério da Saúde) e da Central de Medicamentos (CEME – Presidência da República), foi aprovada em reunião realizada em Brasília, em 18 de setembro de 1973, presidida pelo próprio Ministro Mário Machado Lemos e contou com a participação de renomados sanitaristas e infectologistas, bem como de representantes de diversas instituições.

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página