Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Diretor do DDAHV participa de avaliação do Projeto “A Hora é Agora”, em Curitiba
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 13h31
  • Última atualização: 16/05/16 13h32

Diretor do DDAHV participa de avaliação do Projeto “A Hora é Agora”, em Curitiba

AhoraÉagoraCom a palestra “Estratégias de Prevenção e Controle do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais voltadas para gays e homens que fazem sexo com homens (HSH)”, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, participou na manhã desta sexta-feira, 13, do “Comitê Gestor Ampliado de Acompanhamento do Projeto “A Hora é Agora – testar nos deixa mais fortes”, em Curitiba. O evento, que teve início na quarta-feira, 11, e prossegue até este sábado, 14, reúne técnicos e especialistas para avaliar as atividades do Projeto “A Hora é Agora”, as quais visam a expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção: jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH).

Participam do evento representantes do DDAHV; CDC/Atlanta; CDC/Brasil; Secretaria Estadual de Saúde do Paraná; Secretaria de Saúde de Curitiba; Direitos Humanos Fiocruz/Fiotec; Grupo Dignidade (Curitiba); Universidade Federal do Paraná; Centro de Referência e Treinamento em HIV/Aids de São Paulo; Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

capa ahoraeagora

Fábio Mesquita apresentou as estratégias de prevenção e controle para gays e HSH

O “A Hora é Agora” faz uso de abordagens às populações-chave com testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios; além disso, os testes podem ser realizados diretamente na sede do Grupo Dignidade, pela plataforma virtual ou pelo aplicativo criado especificamente para o projeto. A ação inclui a estratégia da “linkagem”, inédita no Brasil – cujo foco primordial é apoiar o usuário que recebeu o seu teste reagente para o HIV no processo de vinculação ao sistema de saúde local. Em caso de resultado positivo, o paciente pode ter o acompanhamento do “linkador”, que explica de forma detalhada todas as etapas do processo de tratamento, desde a realização de consultas nas unidades básicas de saúde e coleta de exames laboratoriais até o início da terapia.
De janeiro de 2015 a março de 2016, foram realizados 4.020 testes nas quatro unidades de testagem; mais de 72 mil pessoas acessaram a plataforma virtual e 2.854 pedidos de testes foram entregues.
O projeto “A Hora é Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página