Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Ciência Móvel da Fiocruz chega a São Sebastião do Paraíso (MG)
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 08h30
  • Última atualização: 26/10/16 18h34

Ciência Móvel da Fiocruz chega a São Sebastião do Paraíso (MG)

15 04 07 cienciamovel internaMunicípio mineiro com cerca de 70 mil habitantes, de acordo com o IBGE (2016), São Sebastião do Paraíso recebe as atividades do Ciência Móvel desta quarta-feira (26/10) até sábado (29/10), na Praça dos Imigrantes. Nesse período, o público vai se divertir com o Planetário Digital de última geração levado pela unidade móvel do Museu da Vida e com a apresentação do Coletivo Nopok, entre outras atrações. Formado em 2007 pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, esse grupo se dedica à construção de uma linguagem própria dentro do universo circense. O espetáculo vale para públicos diversos unindo arte e ciências. A proposta do Nopok é, por meio do riso, revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas. O museu itinerante está completando 10 anos em 2016 e o visitante do Ciência Móvel é quem ganha: brincando, aprende conceitos básicos sobre física, biologia, astronomia e outras ciências em ações lúdicas e interativas. Tudo isso gratuitamente!

Experiências e brincadeiras

As atividades do Ciência Móvel são um convite ao universo de áreas diversas da ciência, desde a biologia à astronomia. Grande novidade do caminhão da ciência este ano, o Planetário é completamente digital e capaz de projetar qualquer programação sobre o universo. Também pode exibir filmes científicos produzidos para domo (antigo cinema 360º) em uma interessante viagem espacial. Ao conferir a exposição, o visitante curte brincadeiras no Girotec, um giroscópio humano que desafia o participante a se equilibrar enquanto seu corpo gira em várias direções. Há muito mais em módulos como a Bancada de Microscopia (ela permite a observação de células humanas, vegetais e detalhes de insetos, como o mosquito Aedes aegypti) e as incríveis curiosidades das Câmeras escuras e dos Modelos de olho.

Nessa aventura pelo mundo da ciência e da tecnologia, o estudante, familiares e outros visitantes conhecem ainda atividades como a cadeira girante, que ajuda a entender o chamado efeito “bailarina”. Esse fenômeno é sentido quando o participante realiza o controle da velocidade de rotação de seu corpo, usando o próprio corpo para isso.

Sobre São Sebastião do Paraíso

O município fica distante 625 quilômetros do Rio de Janeiro e está localizado no sul de Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo. O território abrange uma área de 824,5 km². Na rede municipal de ensino, estão matriculados 5.565 estudantes. A economia de São Sebastião do Paraíso é tradicionalmente ligada ao campo, mas o município tem se diversificado em setores como serviço, comércio e indústria. A cafeicultura é o maior destaque, sendo o município responsável por boa parte da produção nacional de cafés finos – quase 80 por cento do produto sai de seu território – abastecendo países como Japão e Itália.

Serviço
Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos
Data: de 26 a 29 de outubro
Local: Praça dos Imigrantes, nº 100, Lagoinha - Centro (em frente à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso) – Minas Gerais.
Entrada: grátis.

Atendimento
Dia 26: das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h.
Dia 27: das 8h30h às 12h; das 13h30 às 17h e das 18 às 20h.
Dia 28: das 8h30h às 12h; das 13h às 17h.
Dia 29: das 8h30 às 12h.

Assessoria de Comunicação Social
Casa de Oswaldo Cruz (COC) / Fiocruz
Assessoria de imprensa: Haendel Gomes (haendel@fiocruz.br)
Telefone: (21) 3865-2230

Haendel Gomes (COC/Fiocruz)

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página