Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Laboratório do HU de Rio Grande (RS) recebe certificado de qualidade
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 10h30
  • Última atualização: 12/01/17 12h02

Laboratório do HU de Rio Grande (RS) recebe certificado de qualidade

 

9be90db2-1622-41ae-b0a1-d71a07560579O laboratório de análises clínicas e patológicas do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Junior (HU-Furg), em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu a avaliação máxima no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O laboratório do hospital conta com uma equipe de 40 profissionais e atende 24 horas, ininterruptamente, durante o ano todo.

Ao longo de 2016, foram atendidos em média 200 usuários/dia no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), ambulatório e internações, totalizando 472.782 exames realizados nos setores de bioquímica, parasitologia, hematologia, imunologia, microbiologia, urinálise e terceirizados. Os exames laboratoriais são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, gratuitos para a população que busca atendimento na unidade.

 

Como funciona

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) realiza avaliações mensais, que atestam a confiabilidade e exatidão dos serviços laboratoriais oferecidos aos usuários e, ao final de cada ano, confere a certificação da qualidade atingida. Essas avaliações são realizadas através de amostras-controle (sangue, urina, fezes e outros) enviadas para o laboratório e cobrem todos os setores em atividade. O laboratório processa a amostra e devolve o resultado, obtendo uma avaliação mensal e anual.

O responsável técnico pelo laboratório, o Dr. Gustavo Damati, CRF 5499, lembra que "o PNCQ é um controle de qualidade externo exigido pela Anvisa. Além desta avaliação, realizamos diariamente o controle de qualidade interno, que mostra que seguimos os padrões de qualidade".

Com informações do HU-Furg

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página