Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Hospital e Hemocentro no Ceará mobilizam população a doar sangue
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 09h00
  • Última atualização: 09/03/17 09h21

Hospital e Hemocentro no Ceará mobilizam população a doar sangue

banner site doacao HRCO Hospital Regional Norte (HRN), da rede da saúde pública do Governo do Ceará, e o Hemocentro de Sobral realizam na próxima segunda-feira, 13 de março, a primeira campanha de doação de sangue deste ano. As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas na recepção da emergência do HRN. Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto.

A macrorregião Norte abrange 55 municípios e tem uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas. Segundo o Hemocentro de Sobral, são necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda. O HRN e o Hemocentro, trabalham para que as campanhas aconteçam mensalmente a partir deste mês. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca a importância das ações entre as duas unidades de saúde. “Essa parceria que nós fazemos é de grande valia para a nossa população. Quanto mais campanhas forem feitas, mais será alcançado o objetivo que almejamos, que é salvar vidas. O intuito é que com essas ações sendo feitas com mais frequência as pessoas possam se conscientizar da importância que essa atitude tem para o próximo”, afirma.

Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, uma doação pode salvar até três vidas. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar.

Intervalo para doação de sangue

  • Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
  • Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

Serviço:
Campanha de doação de sangue
Data: 13 de março de 2017
Horário: 8 às 12 horas e 13 às 18 horas
Local: Hospital Regional Norte, Avenida John Sanford, 1505, Bairro do Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9300

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Regional Norte

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página