Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Hospital em Santa Maria (RS) oferece ambulatório para atendimento ao idoso
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 11h00
  • Última atualização: 23/03/17 11h05

Hospital em Santa Maria (RS) oferece ambulatório para atendimento ao idoso

77112376-7d23-40f9-90af-eb62ff3a6bddDurante todo século XX, o percentual de idosos – pessoas com mais de 60 anos – na população brasileira, não ultrapassou 10%. Na última década, esse perfil começou a mudar e, atualmente, o percentual de idosos no Rio Grande do Sul é de 11,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Visando proporcionar um atendimento diferenciado na área de assistência à saúde dessa população, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) reabriu o Ambulatório de Geriatria.

No dia 14 de março, o hospital lançou no Sistema de Regulação (SISREG) a oferta das 20 primeiras consultas. As consultas ficam disponíveis e 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) fará a distribuição, conforme a demanda dos municípios. Entre primeiras consultas, retornos e inter consultas, o HUSM irá oferecer 100 atendimentos/mês.

Uma equipe formada por dois médicos (geriatra e médico de saúde da família), um fonoaudiólogo, dois enfermeiros, uma nutricionista e uma assistente social) irá proporcionar atendimento especializado e cuidado multiprofissional ao idoso.

“A organização do ambulatório busca preencher uma lacuna existente na atenção prestada pelo hospital frente ao envelhecimento populacional e a necessidade de uma abordagem diferenciada para essa população”, afirma a médica geriatra Melissa Agostini Lampert.

O público-alvo é idosos com 85 anos ou mais, avaliados previamente na Rede Básica, com referência do motivo do encaminhamento e resultados de exames complementares. Também podem ser encaminhados idosos mais jovens desde que preencham um dos pré-requisitos a seguir: internação hospitalar recente, apresentar algumas síndromes geriátricas ou doença ameaçadora de vida.

O Ambulatório de Geriatria é uma extensão do Serviço de Atenção Domiciliar do HUSM. Irá funcionar na Ala B e atender a população nas terças-feiras, pela manhã e tarde, e na quinta-feira de manhã.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ebserh Com informações do HUSM

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página