Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > UFPR realizará 600 consultas por mês em mutirão de Ortopedia
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 08h00
  • Última atualização: 07/04/17 17h36

UFPR realizará 600 consultas por mês em mutirão de Ortopedia

af831be9-edd4-4ab2-8be8-86c7d2f6746cO Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) iniciou nesta quinta-feira (7) suas ações no mutirão de ortopedia de Curitiba (PR). A mobilização dos profissionais da unidade vai atender 600 consultas por mês, sendo 30 por dia, de segunda a sexta-feira.

O objetivo é zerar a fila da capital paranaense. A demanda reprimida, somente em ortopedia, é de 25.405 pessoas que estão na fila aguardando tratamento. “A ortopedia é o ‘calcanhar de Aquiles’. O sistema é reprimido. Tem incapacidade de atender a grande procura” frisou Luiz Antonio Munhoz da Cunha, médico ortopedista da unidade e professor-chefe do departamento de ortopedia da UFPR. O início das atividades foi acompanhado pela governança local, com as presenças da superintendente do HC, Claudete Regiane; e os gerentes de Atenção à Saúde, José Luiz de Godoy e o de Ensino de Pesquisa, Rosires Pereira de Andrade.

“Estou contente. Faz tempo que dói bastante. Estou gostando bastante do mutirão. Muitas pessoas estão precisando. Tem pessoas com problemas até piores do que eu. Agradeço o hospital em me chamar. Continue assim”, afirmou uma das pacientes atendidas na iniciativa, Marli Fátima Silva.

O Secretário Municipal de Saúde, João Carlos Barracho, orienta a população a procurar o posto de saúde mais próximo e manter o cadastro atualizado. “Nós temos as listagens nos postos de saúde. Estamos indo até as casas das pessoas ou ligando”, explicou ele.

A ação faz parte do mutirão denominado “Saúde Já”, que conta com investimento na ordem de R$12 milhões do município. Ela é contínua e tem o objetivo de beneficiar, aproximadamente, 200 mil pessoas em filas de espera de diversas especialidades.

Sobre a Ebserh

O Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do fazem parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.  

Fonte: Ebserh, com informações do HC-UFPR

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página