Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Hemoraima realiza ação para incentivar doação de medula óssea
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 11h00
  • Última atualização: 11/05/17 13h17

Hemoraima realiza ação para incentivar doação de medula óssea

hemocentroredomecodesaima 0002aahhssNa manhã desta quarta-feira, 10, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) realizarou uma ação para incentivar a doação de sangue e cadastro para medula óssea na Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), localizada na Avenida Mario Homem de Melo, bairro Mecejana.

Os servidores tiveram a oportunidade de se cadastrar no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e coletar o sangue para cadastro no sistema. Além disso, o Hemoraima irá ministrar uma palestra com objetivo de estimular a doação de sangue regulamente.

 

A ação foi promovida pela Companhia Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Codesaima, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. “Fizemos esta campanha para colaborar com o Redome, incentivando os servidores da Codesaima a se cadastrarem e realizarem a doação de sangue com frequência”, explicou.

 

Conforme a assistente social do Hemoraima, Edna Félix, esse tipo de campanha incentiva parcerias semelhantes com outros órgãos, além de levar a informação da importância da doação de sangue e de medula óssea. “Com essa campanha pretendemos alcançar tanto doadores de sangue, como de medula, através da informação. Além disso, esperamos mais parcerias com órgão de Roraima”, citou.

O que é o Redome?

O Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) é um sistema criado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea em Roraima.

Para fazer parte deste cadastro, é preciso ter entre 18 e 55 anos, não possuir diagnóstico de doenças infectocontagiosas e fazer uma coleta de 5 ml de sangue, que será analisada. O exame de histocompatibilidade (HLA) vai encontrar as características genéticas do sangue, o que torna possível identificar possíveis localizar doadores compatíveis.

Para cadastro no Redome é retirada uma pequena quantidade de sangue. O procedimento é simples, fácil e não dói. Quanto mais pessoas cadastradas, mais chances de conseguir doadores compatíveis. Como no Brasil o grau de miscigenação da população é grande, as chances de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro são, em média, 1 para 100 mil. Para aparentados pode chegar de 25 a 35%.

Como doar sangue?

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia anterior ao da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.

Além disso, não ingerir alimentos gordurosos nem fumar até 2h antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O Centro é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado, incluindo a rede privada, que dependem de bolsas de sangue para realizar as cirurgias de emergência, atendendo aos pacientes que correm risco de perder sangue durante o procedimento.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Roraima - SESAU / RR

 

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página