Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Sergipe: Balanço nas doações de sangue apresenta saldo positivo
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 09h00
  • Última atualização: 11/05/17 13h20

Sergipe: Balanço nas doações de sangue apresenta saldo positivo

30578291240 b2b2255c8e zFoto: Rodrigo Nunes/MSNeste primeiro quadrimestre de 2017, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 11.642 cadastros de voluntários com um saldo de 8.082 doações de sangue efetivadas. Em relação ao mesmo período do ano passado, as doações destinadas ao atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado, apresentaram resultado positivo.

Segundo dados do sistema hemovida os meses com maior número de coletas foram março com, 2.227 e janeiro com, 1.999, totalizando pouco mais de 52% das doações do quadrimestre. A doação de reposição continua com o maior índice de participação dos voluntários, seguido das doações frequentes e de campanhas programadas por parceiros. “Essas doações de reposição são solicitadas pelos médicos para realização de cirurgias eletivas como, cardíacas, ortopédicas, obstétricas, além de tratamentos oncológicos e renais”, explica a enfermeira Florita Aquino, gerente de Coleta da unidade.

Visando a ampliação do número de doações o Hemocentro de Sergipe trabalha com o objetivo de fidelizar doadores para contribuir com o serviço com frequência, cumprindo o intervalo previsto na legislação do serviço de coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes. “Se cada doador observar esse intervalo, o homem pode doar a cada dois meses e a mulher cada três meses, o serviço criará um estoque permanente para atender a demanda diária dos usuários do Sistema Único de Saúde, da rede hospitalar e rede conveniada em todo Estado”, ressalta a gerente.

Para fidelizar doadores, a gerência de Captação do Hemose disponibiliza para o público os seguintes serviços, palestras motivacionais com apresentações de vídeos e distribuição de material informativo, visitas técnicas e agendamento de doações no período da tarde. Através dessas ferramentas os profissionais buscam sensibilizar aquelas pessoas em bom estado de saúde, que atendam os requisitos necessários  para colaborar com a doação de sangue.“Esse é um trabalho minucioso, pois estamos buscando a conscientização de grupos de pessoas, que não foram educadas para serem doadoras de sangue. A doação ainda é carregada de mistério para muitas dessas pessoas. Esse pensamento tem como consequência aumento do número de voluntários que doam apenas, motivados pela necessidade de tratamento de saúde de algum paciente”, conclui a gerente de Captação, Rozeli Dantas.

Doação

Para doar é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional. A coleta de sangue Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página