Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > BA: Bebês já saem da Maternidade com Certidão de Nascimento
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 09h00
  • Última atualização: 12/06/17 12h10

BA: Bebês já saem da Maternidade com Certidão de Nascimento

58e035f7-3861-449a-9f46-a2e6ec80e845A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA) começou a emitir a Certidão de Nascimento dos bebês nascidos na unidade. Isso porque a instituição inaugurou uma unidade interligada do Cartório do Ofício de Registro Civil do bairro de Nazaré no final do mês de maio. Somente no primeiro dia, já foram registrados cerca de 20 bebês. A média tem sido de 15 registros por dia

Com a unidade dentro das dependências da Maternidade, é possível fazer a Certidão de Nascimento dos bebês antes mesmo de eles receberem alta médica. Dessa forma, as mães e pais de bebês nascidos na MCO não precisam se deslocar para outro local para fazer o registro.

Ludmila Amorim Souza de Jesus, filha de Elaine Amorim, nasceu no dia 6 de junho na MCO e foi registrada no mesmo dia pelo pai, Vinícius de Jesus. Ele aproveitou a oportunidade para fazer logo a certidão de nascimento da filha e apresentar em seu local de trabalho, pois precisava garantir a licença paternidade.

“Foi ótimo poder fazer a certidão aqui na maternidade, porque não precisei me deslocar para outro lugar e nem ficar longe da minha esposa e da minha filha por muito tempo”, disse Vinícius, que tem acompanhado a esposa e a filha desde o momento do parto.

Para fazer a Certidão de Nascimento é preciso apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV) do bebê e a certidão de casamento dos pais. Caso não sejam casados, é preciso documento de identidade com foto do pai e da mãe. O Cartório funciona no Bloco F (Administrativo) da MCO e o atendimento de segunda a sexta-feira é das 8 às 12h e das 14 às 17h. Já aos sábados e domingos, funciona das 8 às 12h. Os serviços são gratuitos.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, a MCO-UFBA é filiada à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Com informações da MCO

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página