Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Hospital em Vitória aumenta segurança na nutrição de pacientes
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 10h00
  • Última atualização: 13/06/17 18h57

Hospital em Vitória aumenta segurança na nutrição de pacientes

b2369a52-9714-48cf-8161-f5ecb0cbd2b6Todos os dias, de domingo a domingo, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) fornece cerca de 1,2 mil refeições a pacientes internados. Cada pessoa com uma prescrição diferente: uns com restrição a sal, outros a açúcar, enquanto há os que só podem ingerir líquidos. Um paciente pode receber até oito refeições por dia. E nenhuma delas pode ser entregue equivocadamente.

Para ampliar a segurança das informações que chegam a todo momento na Unidade de Nutrição Clínica do Hucam, está em operação desde a última semana um novo sistema informatizado que aboliu o uso de prescrições de dietas em papel. Desenvolvido em parceria com o Setor de Gestão e Processos em Tecnologia da Informação do hospital, o programa informa em tempo real, na tela do computador, a necessidade alimentar de cada paciente internado.

"O programa aumenta a segurança do paciente em relação à refeição entregue porque elimina o risco de erros com preenchimento de formulário à mãos, além de melhorar o uso de nossos recursos humanos", explica a chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Glenda Petarli.

Com interface de fácil entendimento, o programa consegue inclusive destacar as atualizações mais recentes e dispõe de filtros de busca de pacientes para cada tipo de dieta. Outra vantagem do programa, em construção desde o ano passado, é o de utilizar informações do banco de dados do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Essa característica ajuda a unificar procedimentos de gestão do Hucam, hospital integrado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ebserh com informações do Hucam-Ufes

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página