Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Escolas envolverão alunos e pais em atividades sobre vacinação
Início do conteúdo da página
Serviços
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 10h32
  • Última atualização: 08/04/19 15h17

Escolas envolverão alunos e pais em atividades sobre vacinação

 De 8 a 12 de abril, profissionais da saúde e da educação desenvolverão atividades no ambiente escolar envolvendo a imunização e o autocuidado

vacinanaescola

Se você é estudante ou trabalha em uma escola pública terá nessa semana uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre as vacinas e a importância delas para a prevenção de doenças imunopreveníveis. O tema será abordado na Semana Saúde na Escola, que neste ano acontece entre os dias 8 e 12 de abril, e tem como tema “imunização e auto cuidado”.

Nesses dias, as equipes da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) farão atividades sobre quais são vacinas indicadas para cada público, para que servem e a importância delas para a saúde. A coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, ressalta que a escola é forte aliada para mudar o quadro de baixas coberturas vacinais no país. “Cada escola terá a forma de abordar o assunto, rodas de conversas, palestras, visitas, diálogo com os pais. Mas é uma ação conjunta das equipes de educação e saúde para trabalhar, juntos com os pais dos escolares, a importância da imunização”, destacou.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas contra 18 doenças imunopreveníveis. Elas integram o Calendário Nacional de Vacinação e estão nas mais de 36 mil salas de vacinação do país. Para ter acesso, é só comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos. “Além de ser um mecanismo de proteção, a vacina também evita o adoecimento e a gravidade, que vai trazer consequências para toda a sociedade”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues.

Caso você tenha perdido o cartão de vacinação, o Ministério da Saúde orienta procurar o posto de saúde mais próximo onde recebeu as vacinas e resgatar o histórico ou até mesmo refazer uma nova caderneta. É importante lembrar que a falta da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

A semana “Saúde na Escola” é uma das ações do Programa Saúde na Escola, realizado anualmente pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Ao todo serão envolvidos 22 milhões de estudantes em 91.659 escolas públicas, já que mais de 95% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa Saúde na Escola.

Por Luíza Tiné, para Blog da Saúde

 

 

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página