A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2011, 15h07
  • Última atualização: 09/10/13 10h14

Vai viajar? Conheça os países que exigem vacinação

Foto: Anvisa

Projeção da Infraero aponta que, em dezembro de 2011, deve chegar a 17,5 milhões o total de passageiros que embarcam e desembarcam de vôos internacionais nos aeroportos brasileiros. O número representa aumento de 12% no fluxo internacional de viajantes se comparado aos demais meses do ano.

Para evitar transtornos, os brasileiros que pretendem viajar para o exterior precisam estar atentos a alguns cuidados de saúde e portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) ao visitar países que o exigem. “Assim como o passaporte, trata-se de um documento obrigatório para entrada em alguns países, como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita , China, Egito, Uruguai e Rússia ”, explica o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Álvares.

 

Alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como é o caso do Brasil, e que não possuem o CIVP. “Trata-se de uma medida de proteção sanitária, por isso, é preciso que os brasileiros que vão se deslocar para essas localidades estejam cientes da necessidade de possuir esta documentação”, afirma o diretor da Anvisa.

O CIVP é emitido em 88 Centros de Orientação de Viajantes espalhados por todo o Brasil. Deste total, 65 são da Anvisa, 18 fazem parte de unidades do Sistema Único de Saúde e 5 são do setor privado. Antigamente, essa documentação só era emitida em postos da Agência. “Com o aumento no número de viajantes internacionais, desde o começo do ano, ampliamos a rede de emissão do certificado para todas as unidades de saúde interessadas”, diz Álvares.

Para ter acesso ao certificado, é preciso que o cidadão se desloque a um desses Centros de Orientação de Viajantes com o comprovante de vacinação contra febre amarela e documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento para menores de idade. No comprovante de vacinação, é preciso constar nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação.

Vale lembrar que o viajante precisa estar vacinado contra febre amarela com no mínimo dez dias de antecedência da data da viagem. A vacina tem validade de dez anos e deve ser administrada novamente até o final desse período

Sispafra – A Anvisa também dispõe de um sistema de orientação de viajantes on line: o Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra). No sistema, os viajantes podem verificar se o país para o qual estão se deslocando exigem apresentação do CIVP. A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro para agilizar o atendimento e consultar a lista de Centros de Orientação de Viajantes.

Além disso, é possível checar informações sobre medidas preventivas que o viajante deve estar atento. “O sistema apresenta os principais problemas de saúde da localidade de destino e medidas recomendadas para áreas afetadas por emergência de saúde pública de importância internacional”, orienta Álvares.

O tempo médio para o viajante obter todas essas informações é de apenas dez minutos.

Países mais visitados por brasileiros em 2010
Total 5.304.864
Estados Unidos 1.101.573
Argentina 869.517
França 383.215
Portugal 282.048
Itália 274.894
Espanha 249.285
Uruguai 217.511
Chile 214.069
Inglaterra 187.758
Alemanha 174.146
Paraguai 132.142
Canadá 100.655
Holanda 93.226
México 91.109
Bolívia 85.496
Peru 77.284
Suíça 75.228
Venezuela 56.990
Áustria 48.464
Bélgica 47.553
China 41.596
África do Sul 39.301
Colômbia 38.982
República Tcheca 33.327
Japão 27.215
Angola 25.432
Panamá 23.490
Grécia 19.433
Israel 17.928
Dinamarca 17.039

Fonte: Anvisa

Registrado em:
Adicionar Comentário
  • Blog da Saúde

    Denunciar Link Permanente

    Olá, Will!

    A Anvisa dispõe de um sistema de orientação de viajantes on line: o Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra), disponível em: http://bit.ly/6VNsLF. No sistema, os viajantes podem verificar se o país para o qual estão se deslocando exigem apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro para agilizar o atendimento e consultar a lista de Centros de Orientação de Viajantes. http://bit.ly/6VNsLF

    Melhorar sua vida, nosso compromisso.

    Att,
    Equipe blog da Saúde.

    cerca de 2 anos atrás
  • Will Sartori

    Denunciar Link Permanente

    Estou indo à Europa no próximo mês.
    Visitarei a Inglaterra, a Irlanda e a França. Preciso tomar alguma vacina?

    cerca de 2 anos atrás
  • Blog da Saúde

    Denunciar Link Permanente

    Olá, Valderez.

    Sim, os turistas brasileiros que vão visitar a Rússia precisam estar vacinados contra a febre amarela.

    Isso porque, os brasileiros que pretendem viajar para a Rússia precisam portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Para ter acesso ao certificado, é preciso que o cidadão se desloque a um desses Centros de Orientação de Viajantes com o comprovante de vacinação contra febre amarela e documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento para menores de idade. No comprovante de vacinação, é preciso constar nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação.

    Vale lembrar que o viajante precisa estar vacinado contra febre amarela com no mínimo dez dias de antecedência da data da viagem. A vacina tem validade de dez anos e deve ser administrada novamente até o final desse período.

    Continuamos à disposição.

    Att,

    Equipe Blog da Saúde

    cerca de 3 anos atrás
  • valderez pacheco

    Denunciar Link Permanente

    Para visitar a Russia (São Petersburgo) é necessário aa vacina contra a febre amarela?

    cerca de 3 anos atrás
  • Blog da Saúde

    Denunciar Link Permanente

    Olá, Maria Raquel.

    Você pode conferir a lista a dos Centros de Orientação de Viajantes que emitem o Certificado no link: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/Centros_de_Orientacao_de_Viajantes.pdf?MOD=AJPERES

    Para casos em que a vacinação ou a profilaxia for contra-indicada, deverá ser emitido o Atestado ou Certificado de Isenção de Vacinação e Profilaxia.

    A emissão deste certificado pode ser realizada por um profissional médico ou por um Centro de Orientação ao Viajante. Quando emitido por profissional médico deverá se utilizado o modelo de atestado médico específico, disponível abaixo, observando-se:

    I. Preenchimento completo e de forma legível dos dados;
    II. Identificação do profissional médico e do local onde for efetuado o atendimento;
    III. Parecer médico de contra-indicação de vacinação ou profilaxia

    Para mais informações, acesse o seguinte link da Anvisa: http://migre.me/84EKk

    Continuamos à disposição.

    Att,

    Equipe Blog da Saúde

    cerca de 3 anos atrás
  • Maria Raquel de Souza

    Denunciar Link Permanente

    Bom Dia,

    Pretendo viajar em maio, pela regão da Croácia, Praga, Sérvia.. Sou alergica a ovo, portanto não posso tomar quase nenhuma vacina. Como devo agir??? A quem devo pocurar para obter o CIVP
    Obrigada
    Raquel

    cerca de 3 anos atrás
  • MS recomenda vacina contra sar

    Denunciar Link Permanente

    [...] [...]

    cerca de 3 anos atrás

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

POLIOMIELITE: Metade das crianças ainda não se vacinaram contra a doença

Flickr Saúde

Enquete

Escolha o tema que será abordado na próxima semana. Participe!

Central de Arquivos

Agosto 2015
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Fim do conteúdo da página