População pode ajudar a melhorar qualidade do SUS por meio da Ouvidoria

    Avaliação do Usuário

    Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

    Foto: Beau Lark / CorbisFoto: Beau Lark / Corbis

    Para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde vem aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão. Para isso, estabeleceu várias formas de acesso à Ouvidoria, mecanismo institucional que depende da participação social para surtir efeito. O SUS acredita que a pessoa bem informada exerce melhor a cidadania e pode contribuir ativamente com a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida.

    Em 2012, foram realizados, aproximadamente, três milhões de atendimentos por meio do Disque Saúde – 136. Por meio dessas ligações o ministério conseguiu esclarecer a população sobre dúvidas sobre como deixar de fumar, doenças, medicamentos, ações e programas; campanhas, como as de doação de sangue e de órgãos e dengue; Lei de Acesso à Informação; e Farmácia Popular.

    A população pode fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, além de solicitar informações sobre diversos temas relacionados à saúde. As pessoas também podem fazer denúncias, para o ministério tomar conhecimento de irregularidades e alertar os responsáveis. Tudo isso está sendo feito pelo Ministério da Saúde para intensificar a comunicação com a população e melhorar a qualidade do SUS.

    • Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS:

    Telefone 136 – Em 2011, o Ministério da Saúde solicitou à Anatel a troca do número 0800 61 1997 pelo número 136. O objetivo é facilitar a memorização e o acesso da população à Ouvidoria e serviços de orientação. O atendimento funciona 24 horas. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. De segunda a sexta-feira, de 7h às 22 horas, atendentes recebem as manifestações dos usuários do SUS.

    No atendimento humanizado do Disque Saúde, os teleatendentes têm à disposição o Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS), com mais de dois mil dados sobre temas diversos.

    Carta SUS – A Carta SUS já foi enviada para 10,1 milhões de usuários do SUS, que podem avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas, inclusive com críticas, elogios e sugestões de melhorias. As correspondências irão reforçar o controle contra o desperdício de recursos, a partir da colaboração da população.

    • Assista a matéria sobre o envio de mais de 10 milhões de Cartas SUS

    Ouvidoria Itinerante – Uma equipe da Ouvidoria Geral do SUS percorre municípios e comunidades para coletar informações junto às populações mais afastadas para saber sobre a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, e também, pessoas que ainda não possuem acesso aos serviços. O trabalho, que ocorre até de forma fluvial em comunidades ribeirinhas, envolve escuta qualificada e a realização de oficinas de educação em saúde.

    Pesquisa Rede Cegonha – Para saber a opinião de mulheres que tiveram filhos na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria-Geral do SUS vem fazendo contato telefônico com essas mães. A pesquisa de satisfação é composta por 44 questões relativas ao pré-natal, parto, pós-parto e à saúde da criança. No período de 10 de maio a 31 de outubro, cerca de 150 mil mulheres foram contatadas.

    Site – Pelo endereço eletrônico www.saude.gov.br é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito.

    Por carta – Deve-se enviar a carta com nome e endereço completos para o seguinte destinatário:
    Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
    Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
    Setor da Administração Federal (SAF) Sul
    Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
    3º andar, sala 305
    CEP: 70.070-600. Brasília-DF

    Presencialmente – É necessário ir ao Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, que fica no endereço citado acima. Este canal possibilita ao cidadão detalhar suas opiniões, sugestões e reivindicações.

    Camilla Terra / Blog da Saúde

    Esse post faz parte de #voceeosus e possui as seguintes tags: SUS,  rede Cegonha,  Sistema Único de Saúde,  Disque Saúde,  136,  Carta SUS,  ouvidoria.

    Mais artigos...