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Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 17h23
  • Última atualização: 21/12/17 17h19

Festas de fim de ano: saiba como ter uma ceia saudável

O blog da Saúde preparou algumas dicas para você comemorar sem sair da linha

images/natalceia.jpgQuase todos amam as festas de fim de ano. Não só pela celebração do Natal ou pelo cenário colorido e clima de alegria que se instala em toda parte. Também chamam a atenção as cores, sabores e aromas que saem das cozinhas por todo o Brasil. A tradição da ceia salta aos olhos, esquenta os corações e dá água na boca. Mas é preciso ficar atento.

“As ceias são momentos importantes em que toda a família está compartilhando carinho e amor. E a tendência é fazer aqueles pratos cheios de gordura, de açúcar. E o consumo exagerado desses alimentos pode provocar enjoos, gastrite, dores, ou até um ganho de peso não desejado”, lembra a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

 Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas práticas de como ter uma ceia saudável e adequada:

Lanches pré-ceia

Os meses de dezembro e janeiro são recheados de encontros festivos de trabalho, entre amigos, ou com as famílias. Então, uma dica é fazer um pequeno lanche antes de ir para o evento, para acalmar a fome e evitar exageros. “Outra dica é começar pela salada. É sempre bom começar com frutas, saladas e castanhas, que já vão acalmando a fome, evitando um consumo exagerado de outros alimentos”, lembra Michele.

Entradas

Para aproveitar com saúde as delícias da ceia, comece com uma salada, que vai agregar fibras alimentares e ajudar na digestão. Já as castanhas (do Pará, de Cajú, Nozes, Amêndoas, etc.) são boas tanto como petiscos como nos pratos. “Elas são ricas em vitaminas e minerais. As castanhas são um bom costume. É bom coloca-las nos pratos da ceia”, recomenda Lessa.

Sucos

Evite o consumo de refrigerantes! Privilegie a ingestão de sucos de fruta naturais como manga, caju, uva, laranja ou qualquer outra fruta da estação. Também é importante evitar o excesso de açúcar para adoçar os sucos.

Pratos principais

Pegue as mesmas preparações culinárias que você está habituado a fazer e compartilhar em família, e prepare-a com menos gordura, menos açúcar e sal. “A preparação é um ato de amor. É muito importante, mas ela pode estar prejudicando a saúde dos nossos familiares. Se lá na receita tem uma quantidade muita grande de margarina, por exemplo, tentar colocar um pouco menos e usar manteiga, por exemplo”, destaca Michele.

Álcool

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Vários problemas no Brasil são causados em função do excesso do consumo de álcool. Além dos problemas à saúde, aumenta também o risco de acidentes. O mais importante é lembrar que se bebeu, não dirija!”, conclui a coordenadora Michele Lessa.

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Aproveite e compartilhe com a gente aquela sua receita de família que, além de saborosa, é também saudável.

Luiz Philipe Leite, para o Blog da Saúde. 

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