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  • publicado
  • Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 18h26
  • Última atualização: 06/04/18 18h27

Futebol faz bem para sua saúde física e mental

futebolHoje é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. O exercício físico é recomendado para manter uma boa saúde e uma boa qualidade de vida. Mais de três milhões de pessoas perdem a vida, por ano, vítimas das doenças adquiridas pela falta de atividade física como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte no mundo.

 

E, como estamos perto da Copa do Mundo, o Blog da Saúde resolveu falar de futebol. As famosas “peladas” uma vez por semana ou de fim de semana. A prática desse esporte além de, ensinar a trabalhar em equipe, melhora concentração e traz inúmeros benefícios. “Pensando na estética, o futebol é bom para os músculos e para ter boas definições, como panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen e gasto calórico”, fala o educador físico Dhiogo Duarte.

Em relação à saúde, os benefícios vão muito além do físico e fazem bem também para a mente. “O futebol, além de me relaxar, é um momento que eu estou com meus amigos, que eu consigo pensar em outras coisas e faz eu me sentir mais leve. Fora que eu posso ter uma qualidade de vida melhor, fico mais disposto para fazer as coisas diárias”, relata o advogado Guilherme Dolfini, de 28 anos. Influenciado pelo pai, ele começou a jogar futebol aos quatro anos de idade e hoje pratica o esporte como um hobby.

Segundo dados da OMS, pessoas sedentárias têm de 20% a 30% de risco de morte a mais do que uma pessoa que pratica pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana. Em todo o mundo, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são ativos o suficiente. No Brasil, esse índice é de 48,7% entre os adultos, segundo dados do Vigitel 2014. Até 2025, o Ministério da Saúde pretende reduzir esse índice para 10% da população acima dos 18 anos.

Benefícios

E como saber qual é a melhor atividade para o nosso corpo? Segundo o educador físico Dhiogo Duarte, subir e descer escada e fazer uma caminhada já podem ser considerados como prática de atividade física, mas o exercício físico consiste na realização de alguma atividade específica. Vale de tudo: natação, caminhada, luta, yoga, dança e subir e descer escadas. “É bom fazer uma atividade física, mas é preciso praticar algo que dê prazer, porque o exercício deve ser feito com prazer para ter uma boa qualidade de vida”, comenta ele.

Para alguns, o futebol é visto como um esporte masculino, mas há mulheres que praticam o esporte que é um bom motivo para juntar os amigos, colegas de trabalho e socializar por pelo menos uma vez por semana. “Toda vez que eu encontro as pessoas do futebol e me exercito, fico com a mente mais tranquila e meu metabolismo fica melhor. Por isso, aconselho a todos sempre praticarem qualquer esporte, faz bem para saúde e para alma”, fala Guilherme.

Cuidados com a prática do esporte

Segundo Dhiogo é preciso ter alguns cuidados antes de praticar o esporte, como uma boa avaliação física para conhecer seus limites. Confira:

• É importante complementar o treino com musculação para adquirir mais condicionamento e evitar lesões musculares

• A hidratação e uma boa alimentação são muito importantes

• Faça um aquecimento como corrida ou treino com preparador físico

• Respeite os limites do seu corpo

 Luíza Tiné, para Blog da Saúde 

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