Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Estou Grávida! E agora? O peso passa a ser um problema
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 10h59
  • Última atualização: 19/07/18 18h36

Estou Grávida! E agora? O peso passa a ser um problema

WhatsApp Image 2018-07-18 at 18.35.45 1Sabe quando a gente está acima do peso e pensa “ah, como eu queria passar essas gordurinhas para alguém”? Pois é, isso é possível na gestação e não descobri isso da melhor forma. A explicação foi dada pela nutricionista da equipe de Saúde da Família que me atendeu na última consulta de pré-natal. E por que fui parar na sala dela? Porque estou beirando a linha do sobrepeso, ali no limite mesmo e preciso me cuidar.

No texto anterior da série Estou grávida! E agora?, eu contei que meu peso estava aumentando um pouco além do esperado e eu precisava observar este aumento e ter mais cuidado com a alimentação.

Acontece que, na prática, isso não é tão fácil – especialmente quando a fome que sinto é muito, muito grande. Isso varia de grávida pra grávida. Algumas ganham pouquíssimo peso durante os meses de gestação. Outras aumentam os números da balança além da conta. Por isso, lá na Caderneta da Gestante tem um gráfico para que os profissionais acompanhem este ganho de peso. Ele não pode ser exagerado e nem muito baixo, porque faz mal tanto para a mãe quanto para o bebê. O ganho de peso é normal, mas tudo tem limite, não é mesmo?

No meu caso, quando engravidei, estava num peso ideal para minha altura, do jeito que tinha que ser. Mas os exageros na alimentação (especialmente no primeiro trimestre) me levaram a engordar, até o dia de hoje, pouco mais de 15 quilos. Assim, a profissional de saúde me chamou a atenção na penúltima consulta e, como mesmo assim não consegui frear este ganho excessivo, desta vez fui encaminhada para a nutricionista. Depois de olhar todos os meus exames mais recentes e me parabenizar por estarem todos como o esperado, a profissional de saúde que me atendeu, fez os cálculos e me alertou sobre o problema de peso e que isto pode alterar meus próximos exames e a pressão arterial, por exemplo.

Dieta na gestação

Na sala da nutricionista, isso foi confirmado. Estou iniciando o terceiro trimestre e é agora que o bebê vai crescer mais e ganhar peso. Por isso, é agora que eu provavelmente engordaria mais. Contudo, como estou perto do sobrepeso, terei que seguir uma dieta desenvolvida especialmente para mim, de acordo com minhas necessidades. Agora, é buscar seguir tudo direitinho. 

Como comecei explicando, o objetivo é me alimentar melhor para não ganhar mais tanto peso. O bebê vai continuar crescendo e se desenvolvendo normalmente, apenas compartilhando o meu peso excedido. Porém, a partir de agora com maior controle para que seja dentro do esperado. Dessa forma, nós dois ficaremos bem. E, veja como são as coisas: o pequenino nem nasceu e já está ajudando a mamãe, contribuindo com minha saúde.

Pré-natal odontológico

Fora este pequeno probleminha do peso, que espero ser resolvido (e só depende de mim), a gestação segue tranquila. Fui encaminhada também para o pré-natal odontológico. Se você está grávida, já viu esta parte em sua Caderneta? Bem, eu estava sentindo as gengivas sensíveis e pedi a consulta. Muito gentil, a dentista me contou que a sensibilidade é comum na gestação.

Meus dentes estavam todos bem, mas ela quis fazer uma limpeza pra garantir ainda mais a saúde bucal. Fiquei tão feliz por isso, porque apesar de não ter problema nenhum, eu fiz algo preventivo. A saúde bucal da mãe pode comprometer a saúde do bebê. Por isso, nossa boca tem que estar muito bem cuidada também. Infecções na boca podem levar até mesmo a um parto prematuro, sabia? Eu estou longe desse mal.

Com a barriga gigante, entro para a 31ª semana. Sigo nas consultas e estou sempre ansiosa pela próxima, porque posso ouvir o coração do bebê. É lindo. Parece sempre uma novidade! O Lauro, o futuro papai, também ansioso, me acompanha em todas e divide comigo essa emoção. Falta pouco agora. É difícil conter a vontade de que este bebê esteja logo entre nós!

WhatsApp Image 2018-07-18 at 18.35.45

 

http://www.blog.saude.gov.br/pnuxz8

http://www.blog.saude.gov.br/g9jop3

http://www.blog.saude.gov.br/p6mtoj

http://www.blog.saude.gov.br/p6hu38

http://www.blog.saude.gov.br/dahzkv

http://www.blog.saude.gov.br/c52z70

Erika Braz, para o Blog da Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página