Prorrogadas as inscrições do Provab

Médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas de todo país estão sendo convocados a participar do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), que oferece 3,7 mil vagas de trabalho. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e gestores municipais oferecem uma oportunidade de emprego, que pode servir de parâmetro para a residência médica, caso seja interesse do profissional. Os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho vão receber pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica, que porventura vierem a prestar. Além disso, os profissionais vão reforçar os recursos humanos da atenção básica em municípios com carência.

O período de inscrição no Provab foi prorrogado até o próximo dia 12 de fevereiro. Estão sendo oferecidas 2 mil vagas para médicos, mil para enfermeiros e 700 para cirurgiões-dentistas.

“O Provab é mais um dos programas do Ministério da Saúde que visa ampliar a assistência, principalmente aos usuários do SUS que ainda têm dificuldades para acessar serviços e profissionais de saúde. Além disso, o programa oferece aos participantes a oportunidade de conhecer diferentes realidades e de exercer a profissão onde a população mais necessita, fortalecendo a dimensão de relevância social de sua atuação.”, analisa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Inscrições – O processo seletivo está dividido em duas fases: a fase de habilitação e a fase de seleção. A fase de habilitação vai até dia 12 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas no site do Provab. Podem se inscrever médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e que tenham registro profissional junto ao respectivo conselho de classe no início das atividades profissionais. Os candidatos devem indicar, em ordem de preferência, as seis localidades onde desejam atuar.

Ao preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar arquivo contendo cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso e cópia de documento de identificação com foto, conforme determina o edital que traz a descrição detalhada do processo. Candidatos que encontrarem dificuldades técnicas para realizar a inscrição podem tirar suas dúvidas pelo endereço nti.dab@saude.gov.br.

Terão preferência os candidatos graduados na instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida, quem tiver nascido ou atuado no mesmo estado da vaga pretendida e tiver maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.

Municípios também devem aderir ao programa – Os médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vão atuar em municípios com carência de profissionais e que tenham aderido ao Provab. Podem participar os municípios listados na Portaria Conjunta n° 2 (2011), definidos pelo Ministério da Saúde segundo o percentual da população em extrema pobreza e da população residente na área rural.

Os municípios selecionados foram agrupados de acordo com os seguintes perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes.

Até o momento, 554 municípios aderiram ao programa, sendo que o estado com a maior quantidade de adesões foi Minas Gerais (81), seguido pelo Ceará (70) e por São Paulo (48). A adesão de municípios e de instituições supervisoras (universidades) ainda está aberta, e pode ser realizada até o dia 7 fevereiro.

O Programa - Nesta primeira edição do Provab será firmado contrato de um ano com os profissionais que se inscreverem e forem convocados. Ao final desse período, os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica que porventura vierem a prestar.

Durante toda a atuação nas unidades de saúde, os profissionais serão tutoriados pelas instituições de ensino superior participantes, que darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde para a oferta da chamada “segunda opinião formativa” na assistência aos pacientes do SUS.

Responsabilidade -  O governo federal financiará a operação dos Núcleos de Telessaúde das unidades onde estarão atuando os profissionais, bem como as atividades dos tutores, além de cursos de especialização em Saúde da Família. A contratação dos profissionais será feita pelas secretarias municipais de saúde, com as quais será estabelecido o vínculo empregatício, de acordo com os procedimentos de seleção e admissão adotados pelos respectivos municípios. Também caberá às secretarias municipais o pagamento dos salários, e o custeio de moradias quando houver necessidade.

Fonte: Priscila Costa e Silva/Agência Saúde

Artigos Relacionados

Esse post faz parte de #destaques, #profissionaldesaude, #Provab e possui as seguintes tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

94 Responses to Prorrogadas as inscrições do Provab

  1. angel says:

    toda vez que tento fazer minha inscrição, diz que meu cpf já está cadastrado, mas minha senha nunca chega o que devo fazer, por favor não quero perder está oportunidade. grata

  2. joseane oliveira santos says:

    Olá sou dentista formada a 8 anos e sou recem formada do curso de enfermagem (enfermeira) porém como me formei em dezembro de 2011 ainda não possuo o certificado de enfermagem mas já tenho a carteira do conselho provisória, gostaria muito de participar do programa ou como dentista ou como enfermeira, queria tirar uma duvida, pois não sei se por ja esta formada a 8 anos em odontologia ainda posso concorrer a vaga, como tal? e se eu não puder, gostaria de saber se posso concorrer a vaga de enfermeira ja que nesta eu sou recem formada, enviando na hora da inscrição somente o registro no conselho e o historico , pois meu diploma so ficará pronto em julho.
    aguardarei resposta

    • monica says:

      Joseane,

      o certificado do Conselho de classe será obrigatório para a hora do contrato com o Município. Verifique se você estará com ele até a data da contratação. Além disso, ao preencher o formulário eletrônico, você deverá anexar arquivo contendo o diploma ou o certificado de conclusão de curso e cópia de documento de identificação com foto. Se você conseguir todos esses documentos, conseguirá se inscrever.

      Você também pode obter mais informações pelo email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  3. Júlia says:

    Já trabalho em um posto da ESF em uma cidade cadastrada e quero participar do PROVAB. Tenho que me inscrever pelo site mesmo assim?

  4. Alaor Jube says:

    Bom dia, a respeito dessa pontuacao adicional de 10% nas provas de residencia: a faculdade mantenedora das vagas de residencia, mesmo nao adotando em seu edital de selecao esse criterio, sera obrigada a fornecer 10% da pontuacao ao candidato que participou durante um ano do programa Provab????

    • monica says:

      Olá, Alaor Jube!

      Todas as instituições que oferecem programas de residência médica de acesso direto serão obrigadas a concederem o bônus de 10%.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Blog da Saúde

  5. Pingback: Provab motiva maior acesso à Atenção Básica | Blog da Saúde

  6. Aline says:

    Boa tarde,

    Estou na parte “seleção de município” e não sei como preencher.
    Ex: 1ª opção – PERFIL? O que quer dizer 1º PERFIL, 2º PERFIL…? Depois tem UF, fiz a escolha do estado. Logo tem o ítem MUNICÍPIO e neste não tem como digitar o mesmo.
    A tabela sobre a seleção dos munícipios cadastrados consta grupos (5). (Seria isso o PERFIL?)
    O que me deixou em dúvida é o fato de ser 5 grupos e consta até PERFIL 6.
    Fiz a inscrição como Enfermeira, mas estou cursando especialização em Saúde Pública (término em agosto). Tem algum problema?

    Desde já agradeço.

    Att,

    Aline

  7. andreia says:

    Boa Tarde!
    Estou com duvida,sou Enfermeira e especializei em gestao em saude publica e epidemiologia.Preencho o espaço como saude publica ou enfermeira mesmo.Por favor aguardo a resposta

  8. Monica Dalles says:

    Já que as inscrições foram adiadas, gostaria de saber quando serão a data para entrar no site com a senha enviada e concluir a inscrição (que seria no dia 31/01) e a data da Fase de Seleção (que seria dos dias 06 a 10 de fevereiro)?
    As demais datas também serão alteradas?

    Obrigada.

    • Blog da Saúde says:

      Monica,

      por favor, entre em contato com o Núcleo de Tecnologia da Informação do DAB: nti.dab@saude.gov.br

      Você também pode tirar mais dúvidas por meio do email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

    • Blog da Saúde says:

      Monica,

      O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (31/01), no Diário Oficial da União, edital prorrogando oficialmente o prazo para o dia 12 de fevereiro. Médicos vão concorrer a 2 mil vagas, enquanto que para enfermeiros e cirurgiões-dentistas estão sendo oferecidas, respectivamente, 1 mil e 700 oportunidades.

      Continuamos à disposição.

      Att.
      Equipe Blog da Saúde

  9. AMANDA FRAGOSO says:

    Eu fiz minha inscriçao mais no final nao apareceu municipio p escolher n…
    e quando vo acessar agora pede usuario e senha…n coloquei nada disso na inscriçao…
    o que faço?
    obg

  10. silvania teixeira says:

    Gostaria de saber quais municípios estão inscritos, onde posso encontrar.
    Obrigada!

  11. Alexsander says:

    Como eu sei se minha inscrição foi válida, eu tento entrar no sistema e não consigo. Qual é meu usuário e senha, não recebi nenhum e-mail. Eu fiz minha inscriçao mais no final não apareceu municipio p escolher não e quando vou acessar agora pede usuario e senha não coloquei nada disso na inscriçao…
    o que faço?

  12. andreia says:

    Olá! Boa Noite!
    Preciso da ajuda de vocês,concluir o pré cadastro a logo após apareceu o usuario e senha.
    Eu nao recebi o usuario e senha por isso nao consigo entrar.e a parte de seleção dos municipios eu nao consegui fazer por que nao apareceu,por favor nao sei o que eu faço,me ajudem.Aguardarei resposta .
    Desde já agradeço!

  13. João Carlos says:

    Na minha cidade, existe 3 ESF’s tendo um total de 4 enfermeiros. Gostaria de saber se em caso de contratação de um ou mais enfermeiros pelo PROVAB, o Governo Federal aumentaria a verba para a saúde do município? Grato!

    • Blog da Saúde says:

      João Carlos,

      Não haverá aumento de vaga. Isso porque, se o município já tem os profissionais previstos, não existe a necessidade de contratar pelo PROVAB, cuja intenção é oferecer o trabalho de profissionais para aqueles postos aonde não se conseguiu profissionais suficientes para atender a demanda da população.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  14. Luiz Felipe Bruschi says:

    Tenho dúvida em relação ao email que recebi do DAB, no parágrafo que diz “ma vez que a maior dificuldade está na atração e fixação de médicos, o programa prevê incentivo a estudantes graduados em medicina que optarem por fazer a residência médica nas localidades e populações priorizados pelo MS. O bom desempenho verificado no decorrer do ano contratado dará aos médicos uma pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência.”
    Quero saber se a bonificação de até 10% nas provas de residencia médica valerá para todos os hospitais/programas em qualquer cidade do país ou apenas para alguns lugares/hospitais preconizados e determinados pelo Ministério da Saúde?

    • Blog da Saúde says:

      Luiz,

      Todas as instituições que oferecem programas de residência médica de acesso direto serão obrigadas a conceder o bônus de 10%.

      Você também pode tirar mais dúvidas por meio do email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  15. LIRIAM says:

    SOU RECEM FORMADA EM ENFERMAGEM,O EDITAL DO PROVAB DIZ QUE O PROGRAMA É PARA RECEM FORMADOS,POREM TEM PROFISSIONAIS FORMADOS HA ANOS FAZENDO A INSCRIÇÃO,E QUE JA ESTÃO TRABALHANDO HA ANOS QUERENDO PARTICIPAR DO PROGRAMA,ELES PODERAM SER CLASSIFICADOS.
    OBRIGADA

    • Blog da Saúde says:

      Liriam,

      Todos os profissionais que buscam uma atividade na atenção básica, independentemente do ano de formatura, poderão se inscrever. Não há processo seletivo, apenas a adequação da existência da vaga e o tempo de inscrição no programa.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  16. Pingback: Entenda o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica | Blog da Saúde

  17. Aldelina says:

    oi , duvidasEx: 1ª opção – PERFIL? O que quer dizer 1º PERFIL, 2º PERFIL…? Depois tem UF, fiz a escolha do estado. Logo tem o ítem municipio e neste não tem como digitar o mesmo.
    A tabela sobre a seleção dos munícipios cadastrados consta grupos (5). (Seria isso o PERFIL?)
    O que me deixou em dúvida é o fato de ser 5 grupos e consta até PERFIL 6.,

    • Blog da Saúde says:

      Aldelina,

      Os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, seis das 2.130 localidades de atuação contempladas em todo o território nacional, com perfis diversos no mesmo ou em estados diferentes.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  18. Gustavo Bernardi says:

    Olá, tenho uma dúvida…
    Como acho a relação dos hospitais inscritos em Curitiba? Gostaria de saber se vale a pena aderir ao programa visando a entrada facilitada nos hospitais que me interessam…
    Muito obrigado!

  19. Keller says:

    Bom dia,

    Conforme edital, após o dia 31 deveríamos realizar a escolha do município. Estou tentando fazer isso, contudo, a página disponibilizada é a mesma da última etapa da inscrição. Realizei o login mas os nomes dos municípios de acardo com o perfil não está aparecendo na coluna de municípios. Como devo proceder?
    Grata

  20. Késia Ramaiane says:

    Olá, gostaria de saber, quando será obrigatório ter o registro no conselho de classe…já fiz a pré inscrição….
    terei que ter a carteirinha em mãos na próxima etapa ?
    desde já muito obrigada…aguardo respostas

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Késia.

      O certificado do Conselho de classe será obrigatório para a hora do contrato com o Município.

      Você pode obter mais informações pelo email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  21. Sâmara Brito says:

    olá quero saber como realizar a inscrição, entro no sistema porém não achei nenhuma opção para confirmar minha pré-inscrição, como devo proceder?
    Obrigada

  22. marcelo marinho says:

    Qual salário paga para cada categória??Obrigado

    • Blog da Saúde says:

      Marcelo,

      o salário é a média da região de cada município. Para que ele entre no programa é exigido que o salário seja a média da região.

      Você também pode obter mais informações pelo email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  23. MÁRCIA JORDANA says:

    GOSTARIA DE SABER SE SO POSSO ME INSCREVER NO ESTADO EM QUE TERMINEI MINHA GRADUAÇÃO, POIS EU TERMINEI NA PARAÍBA E MORO NO RIO GRANDE DO NORTE, E MEU INTERESSE ERA ME INCREVER NO RN.

    • Blog da Saúde says:

      Márcia,

      Os candidatos devem indicar, em ordem de preferência, seis das 2.130 localidades de atuação contempladas em todo o território nacional, com perfis diversos no mesmo ou em estados diferentes. Assim, você pode escolher, sim, a opção de se inscrever no Rio Grande do Norte.

      Você pode conferir quais municípios estão participando do Provab no documento “Seleção dos Municípios em Grupos para o PROVAB – Brasil, 2011″, que está no link: http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/legislacao.php

      Lembramos que ainda há municípios que poderão se inscrever até o dia 31 de janeiro.

      Você também pode tirar mais dúvidas por meio do email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  24. Rafael Rocha says:

    Ola boa tarde,

    Sobre o Provab eu gostaria de saber se o adicional de 10% na pontuacao na residencia ja ira valer para os concursos com entrada em 2013?

    Ou somente apos um ano de trabalho que no caso seria marco de 2013 eu poderei ter esse adicional e assim so poderei usar o adicional no concurso para entrada em 2014.

    Obrigado

    Dr. Rafael Rocha

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Dr. Rafael, boa tarde!

      O bônus será válido para as seleções de 2013, e, a princípio, em todas as especialidades de acesso direto.

      Continuamos à disposição.

      Att.
      Equipe Blog da Saúde

  25. Karol says:

    Ainda estou concluindo Pós em Saúde da Família e Estratégia de Saúde da Família, termino final do ano.
    Posso colocar na minha inscrição, como Enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família???

    • Blog da Saúde says:

      Karol,

      desculpa pela resposta anterior. Foi enviada equivocadamente. As inscrições para o Provab só poderão ser realizadas por profissionais de saúde que já concluíram a graduação e tenham registro no Conselho de classe. Portanto você só poderá se inscrever na seleção de 2013.

      Você também pode tirar mais dúvidas por meio do email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  26. Ildeci dos santos L. Silva says:

    Olá!
    Concluir minha graduação e meu historico e diploma estão em processo de elaboração na universidade. Posso fazer minha inscrição com a carteirinha do conselho (coren) provisoria?

    Grata!

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Ildeci.

      Você pode fazer sua inscrição, sim. O Coren provisório é válido. O certificado só será obrigatório na hora da contratação com o município.

      Você também pode tirar mais dúvidas por meio do email institucional do Provab: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  27. Silvana Beatriz Palis says:

    Boa noite,
    No dia 26/01 comecei a preencher meu cadastro indo até a parte de usuário e senha mas ao chegar nesta parte da acesso negado, via telefone fui orientada a enviar um e-mail, pois a pessoa que me atendeu falou não se tratar de um caso único e que teria uma equipe responsável para solucionar essas questões e era para aguardar o retorno, dia 31/01 ainda não tive nenhuma resposta resolvi enviar outro e-mail pedindo maiores esclarecimento de como devo proceder.Hoje dia 02/02 contínuo sem retorno para esclarecimento de como devo proceder.
    Desde já agradeço e aguardo retorno. Silvana.

  28. João Antônio says:

    Bom dia Exmo Sr.Ministro da Sáude Dr. Alexandre Padilha!
    Gostaria de saber de V.Exa e não do site do NTI.DAB qual será a forma usada para seleção destes Currículuns? Quem irá selecioná-los, o Ministério da Saúde ou os Secretários Municipais de Saúde? Quais os requisitos básicos de Inclusão e Exclusão destes profissionais inscritos? Isto não está claro no edital.
    Agradeço à V.Exa pela atenção e pelo empenho na melhoria da Atenção Primária em nosso país.
    Respéitosamente;
    Muito obrigada!

    • Blog da Saúde says:

      João Antônio,

      as especificações podem ser verificadas no edital de publicação do Diário Oficial da União do dia 10 de janeiro, na página 102.

      São elas:

      3.4. DO RESULTADO DA FASE DE SELEÇÃO
      3.4.1. A ordem de precedência dos candidatos para ocupação das vagas estará baseada, em ordem decrescente, nos seguintes critérios:
      3.4.1.1. Em primeiro lugar, se a IES onde se graduou, obteve certificado de conclusão de curso ou revalidou o seu diploma obtido no exterior for a entidade supervisora do município da vaga pretendida.
      3.4.1.2. Em segundo lugar, se o município da vaga pretendida está localizado no mesmo Estado da Federação onde se graduou, obteve certificado de conclusão de curso ou revalidou seu diploma ou onde exerce as suas atividades profissionais ou ainda onde nasceu
      3.4.1.3. Em terceiro lugar, de acordo com a data de inscrição na fase da habilitação, considerando-se como válido o último registro com confirmação dos dados feita pelo candidato no sistema;
      3.4.1.4. Em último lugar, com preferência para o candidato que tiver maior idade.
      3.4.2. Para o processamento da seleção, observar-se-ão as opções feitas por cada candidato, percorrendo-se sequencialmente a ordem de preferência dos Perfis por ele apontados na Fase de Habilitação e os Municípios por ele indicados na Fase de Seleção, além da respectiva ordem de precedência de que trata o subitem 3.4.1.
      3.4.3. No caso de existir mais de 1 (uma) entidade supervisora no Município, os candidatos serão selecionados preferencialmente para ocuparem as vagas oferecidas a partir do número de supervisores pela Instituição de Ensino onde o candidato se graduou, observando-se, para o seu preenchimento, os critérios estabelecidos no subitem 3.4.1.
      3.4.4. Após o preenchimento das vagas nos termos dos subitens 3.4.2 e 3.4.3 e verificando-se a ocorrência de vagas não preenchidas, a Comissão Coordenadora do PROVAB decidirá em conjunto com a IES detentora de vagas ociosas a possibilidade de sua destinação para supervisionar candidatos situados em outros Municípios.
      3.4.6. Verificando-se a existência de Instituição de Ensino/Hospital de Ensino/Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual/Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família aderidas ao PROVAB e habilitadas a supervisionar os profissionais na mesma área da IES, caberá à Comissão Coordenadora do PROVAB decidir em conjunto com a IES a possibilidade de destinação de candidatos para serem por elas supervisionados.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

      • João Antônio says:

        Muito obrigada pela resposta ! Obrigada mesmo !
        Mas, houve 02 prorrogações de inscrições, isto significa que quem entrou na prorrogação tá sem chances? Os municípios eram para serem escolhidos dia 31/01 e a nova data para a escolha? Qdo será? Penso, que a Atenção Primária deve ser levada muito a sério e espero em Deus e no Ministro Padilha, que ele tenha uma conversa séria com os Municípios que pagam aos Enfermeiros um salário de fome, permitindo lacunas e sufocando a Atenção Terciária, desequilibrando os orçamentos da Saúde.Basta analisarmos o que faz um Enfermeiro dentro de uma UBS e em uma equipe de ESF. É simples! Remunerar bem um Enfermeiro de ESF é questão de economicidade, eficiência e inteligência.
        Obrigada !
        Respeitosamente;

        João

  29. gesiel gomes says:

    ola eu gostaria de agradecer a resposta que vc me deram, porém surgiu outra dúvida eu gostaria de saber se eu poderia cadastrar no mesmo estado nivéis diferentes, e sobre o nivél 6 nao encontro na lista de cidades cadastradas ou ele se encaixa no nivél 5 pois eu nao vi cidades listadas no nivel 6 no site obrigado novamente pela atençao ótima semana abraSUS!!!!

  30. JOSÉ EDVAL GALDINO says:

    Me chamo José Edval Galdino, sou Enfermeiro, resido em Londrina-Pr.
    Fiz minha inscrição, não sei se serei chamado ou não, mas diante da proposta ofertada – PROVAB – Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, noto que mais uma vez este projeto vem de encontro realmente com as necessidades da população brasileira, e principalmente contribui-rá e em muito para a formação dos profissionais de saúde, sabemos que os projetos até aqui implantados, como ex: PSF , teve em sua fundamentação um propósito de realmente modificar e melhorar a saúde, mas este propósito se escoo-u, acabando se perdendo dentro de alguns propósitos pessoais e políticos, os que os fazem serem geridos de forma errada, tornando assim um circulo vicioso.
    Lembro-me que em 1998, quando ainda era auxiliar de enfermagem, participei da implantação do PSF- em uma cidade vizinha, quando se pegava o programa PSF, e lia sua fundamentação, era um sonho de consumo dos profissionais de saúde, o que tinha ali expresso era que a atual realidade iria mudar e em muito a saúde, seja ela no caráter profilático-preventivo, até em sua fase recuperacional, e que este projeto desafogaria os hospitais, trazendo assim qualidade de vida, equilíbrio e humanização a toda a população, no inicio foi bacana, mas depois de um tempo vi por diversas vezes os recursos se esvaírem, alguns profissionais, por sinal péssimos profissionais, pegaram o que regia o programa, enfiaram embaixo do braço e fazerem dele por vezes: cabide de emprego e até palanque eleitoral, recursos eram gastos em vão com coisas que realmente não constava no programa, e que gestores por assim dizer sem conhecimento algum, acabaram até os dias atuais fazendo do programa, um serviço que da retorno, mas que de tão pequeno e mau administrado nem é mais notado pela população a qual foi destinado, é uma pena!
    Desculpem o desabafo, mas amo a saúde e sei que com garra e força, este programa não perecera, mas terá vida eterna, e vida em abundância, saúde e paz.
    JOSÉ EDVAL GALDINO
    ENFERMEIRO – LONDRINA – PR.

  31. Késia Ramaiane says:

    olá…gostaria de saber quando será a fase de seleção?
    já que as inscrições foram prorrogadas…e também se todos vão participar?

    desde já muito obrigada..

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Késia.

      A divulgação da lista dos profissionais habilitados e dos municípios que aderiram ao programa está prevista para o próximo dia 15. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março.

      Você pode obter mais informações no email: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.
      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  32. bruno says:

    olá eu gostaria de saber se eu posso escolher o mesmo perfil só que para estados diferentes!!! aguardo a resposta anciosamente!! abraSUS

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Bruno.

      Os candidatos devem indicar, em ordem de preferência, seis das 2.130 localidades de atuação contempladas em todo o território nacional, com perfis diversos no mesmo ou em estados diferentes. Nesse caso, você pode, sim, escolher municípios de estados diferentes.

      Você pode obter mais informações no email: provabs@saude.gov.br,

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  33. Nilza Mara Costa says:

    Olá tudo bem? Gostaria de saber como pode escolher 6 opções de lugares se não pode cair nas mesma datas para seleção dos lugares ??? obrigada

  34. Lia says:

    Gostaria que me respondessem a minha pergunta, pois há dias passa sem resposta.

    Eu passei este ano para um concurso de residência médica do MEC, entretanto, gostaria de participar do PROVAB e trancar minha vaga, para assumir somente em 2013.

    Minha dúvida é: como eu faço para trancar? Receberei alguma declaração para levar até a COREME até o início das atividades (01/03/2012). Corro o risco de perder a vaga se o PROVAB for cancelado?

    Obrigada!

  35. Gisele says:

    Olá!
    A seleção do município (através do nosso login e senha) começará quando?
    Grata, Gisele.

  36. Nara Antunes Pereira says:

    Sou Enfermeira Generalista , posso me candidatar a vaga de Enfermeiro da Estrategia de Saúde da Família? Aguardo resposta.

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Nara.

      O processo seletivo do Provab está aberto para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e que tenham registro profissional junto ao respectivo conselho de classe no início das atividades profissionais.

      É importante lembrar que as inscrições dos profissionais de saúde estão abertas até o próximo dia 12 de fevereiro, por meio do site do Provab http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  37. Ludimila Monteiro Brito says:

    Fiz a minha inscrição e foi finalizada veio com a senha usuário só para continuar a inscrição, só que quando eu entrei na pré – inscrição encontrei que não tinha mandado o documento …e eu mandei o certificado coloquei um documento com foto e o que constava era qe eu não tinha feito…que loucura é essa minha genteeeeeeeee!!!! espero uma resposta….

  38. Emilia says:

    Boa noite!
    Gostaria de obter mais detalhes como continuar a inscrição após o dia 12/02.

    Grata!

    • Blog da Saúde says:

      Boa tarde, Emilia.

      A divulgação da lista dos profissionais habilitados e dos municípios que aderiram ao programa está prevista para o próximo dia 15. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março.

      Você pode obter mais informações no email: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.
      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  39. Késia Ramaiane says:

    Quais os critérios de seleção..me inscrevi só para Minas Gerais…gostaria de saber se isso me atrapalha ou ajuda?
    Grata, Késia

  40. ADELAIDE aPRECIDA FILISBINO says:

    COMO POSSO SABER SE FUI CADASTRADA NO PROVAB

    ADELAIDE

  41. Danilo says:

    Gostei do blog principalmente que respondem as principais duvidas.
    Gostaria de saber como se dará a fase de triagem no site se todos que cadastrarem conforme o “Perfil” aparecera todos os municipios daquele perfil(essa seleção pelo criterios dara se depois de todos inscritos conforme os criterios e as preferencias) ou o sistema do site já fara uma pre seleção conforme a escolha e os criterios e o número de pessoas que se enquadram naquele criterio. Resumindo se os criterios serão usados antes ou depois do dia 20/02/2012.
    Em cada perfil o usuario so poderá escolher um municipio ou mais? Se sim quantos ?
    Alem disso havera a possibilidade de cadastro posterior em algum municipio que no caso não tenha nenhum selecionado ? E se sim dara se pelo mesmos criterios ?
    Obrigado

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Danilo.

      Obrigada por nos acompanhar. O processo seletivo está dividido em duas fases: a fase de habilitação e a fase de seleção. A fase de habilitação vai até o próximo dia 12, e as inscrições precisam ser efetuadas via internet (http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/). Poderão se inscrever médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e que tenham registro profissional junto ao respectivo conselho de classe no início das atividades profissionais. Os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, seis das 2.130 localidades de atuação contempladas em todo o território nacional, com perfis diversos no mesmo ou em estados diferentes.

      Ao preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar arquivo contendo cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso e cópia de documento de identificação com foto. A relação dos candidatos habilitados a participarem da segunda fase (fase de seleção) será publicada no dia 15 de fevereiro. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março.

      Terão preferência os candidatos que tiverem se graduado em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida; tiverem nascido ou atuarem no mesmo estado da vaga pretendida e tiver maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.

      Você pode conferir quais municípios estão participando do Provab no documento “Seleção dos Municípios em Grupos para o PROVAB – Brasil, 2011″, que está no link: http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/legislacao.php

      Você pode obter mais informações no email: provabs@saude.gov.br

      Continuamos à disposição.
      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  42. vera says:

    ja fiz a inscrição do provab mais de 3 vezes e não apareceu usuario nem senha e agora não esta aceitando o certificado aparecendo a mensagem arquivo do formato invalido. gostaria de saber se como ja fiz a inscrição mas não tenho senha nem logim se posso participar da seleção

  43. diogo says:

    nao consigo cadastrar a selecao dos municipios e o perfil.
    corro o risco de perder minha inscricao…

    att

  44. Ariane Caroline Azedo says:

    Oi estava tentando efetuar a inscrição para cirurgiã dentista
    mas o site não estava respondendo, acabei perdendo o tempo
    as inscrições cancelaram dia 12 mesmo?

    Obrigada

  45. valdilena says:

    me inscrevi no provab e não recebi senha nem logim gostaria de saber se estou cadastrada DAB: nti.dab@saude.gov.br e nada deles responderem aguardo resposta

  46. herydiane says:

    nao consigo enviar meu certificado cm faço

  47. Claudio Guimaraes says:

    Olá
    Completei minha pré isncrição, recebi senha e usuário,
    de que forma completo minha inscrição, já que não estou conseguindo
    abrir o campo solicitante de senha e usuário?

  48. olá

    gostaria de saber se há possibilidades de serem prorrogadas as inscriçoes, pois trabalho no PSF há dois anos e estava de ferias, so fiquei sabendo agora sobre o provab e gostaria de me inscrever…..
    Aguardo a resposta…

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Ximenne.

      As inscrições para o Provab deste ano já foram encerradas. As próximas serão abertas no ano que vem.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  49. Martina says:

    Olá!

    O bônus de 10% das provas de residência dos médicos inscritos valerá para as provas prestadas em novembro de 2012? Mesmo sem ter finalizado os 12 meses, já que o programa inicia em março?

    Obrigada!
    Martina

    • Blog da Saúde says:

      Olá, Martina.

      O bônus dos 10% será oferecido para os candidatos da residência médica para o ano de 2013 que tiverem participado do PROVAB em 2012.

      Continuamos à disposição.

      Att,

      Equipe Blog da Saúde

  50. Pingback: Entenda o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica ( PROVAB) | CAMHP – Centro Acadêmico de Medicina

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>