Promoção da Saúde
- publicado
- Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 16h34
- Última atualização 20/05/16
- 16h37
Entenda por que é importante aproveitar os alimentos integralmente
Anualmente são desperdiçados no mundo 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação de Agricultura (FAO). O Brasil é considerado o quarto maior produtor de alimentos do mundo, e está, ao mesmo tempo, entre os dez países que mais desperdiçam.
O desperdício já começa nos primeiros estágios da cadeia produtiva dos alimentos com técnicas de colheita, atividades pós-colheita, infraestrutura de transporte e de armazenamento, e distribuição dos alimentos.
A nutricionista e Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Bruna Pitasi, explica que o desperdício do consumidor, que é o último estágio da cadeia alimentar, representa uma parcela pequena desse total, mas alerta: “De qualquer maneira, é importante conscientizar a população sobre a importância de utilizar os alimentos de forma sustentável e evitar o desperdício”.
- publicado
- Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 08h00
- Última atualização 19/05/16
- 16h17
Comitê debate atualização do PCDT da infecção pelo HIV em adultos
Grupo avaliou o uso do dolutegravir na terapia de resgate e os critérios para genotipagem pré-tratamento
As indicações de uso de medicamentos para terapia de terceira linha, os resultados de estudo de resistência transmitida do HIV e os critérios para indicação de genotipagem pré-tratamento foram debatidos durante a reunião do Comitê Técnico-Assessor de “Atualização do PCDT para manejo da infecção pelo HIV em adultos” realizado na terça-feira, 17, no auditório Lair Guerra. Participaram técnicos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), profissionais na área de manejo da infecção pelo HIV e representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia e da sociedade civil.
- publicado
- Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 09h00
- Última atualização 18/05/16
- 15h51
MS participa de evento sobre prevenção da obesidade de crianças e adolescentes
Representantes da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) nos últimos dias 11,12 e 13 de maio participaram de Oficina Regional sobre Políticas Fiscais e Regulamentação da Publicidade e Rotulagem de Alimentos para a Prevenção da Obesidade de Crianças e Adolescentes, que ocorreu em Lima, no Peru. Além do Brasil e Peru, a oficina também contou com representantes do Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, México, Paraguai e Uruguai.

Leis antifumo melhoram a saúde cardíaca e reduzem as mortes relacionadas ao fumo
A Cochrane Collaboration recentemente avaliou o impacto de proibições ao fumo em locais públicos e ambientes de trabalho fechados sobre a saúde e a exposição ao fumo passivo.A...
- publicado
- 18/05/16
- 08h30
Lei Antifumo completa 7 anos com 99,7% de adesão em SP
A Lei Antifumo paulista completa sete anos com dados positivos. O índice de cumprimento da legislação é de 99,7% dos estabelecimentos vistoriados desde agosto de 2009, quando a...
- publicado
- 13/05/16
- 12h34
Brasil avança contra hanseníase
Doença infectocontagiosa que atinge a pele e nervos periféricos e pode resultar em sérias incapacidades físicas, a hanseníase ainda é um problema de saúde pública em diferentes...
- publicado
- 12/05/16
- 09h00
TV Saúde
Web Rádio Saúde
ESPECIAL INFLUENZA: Entenda como é produzida a vacina para a gripe
Flickr Saúde
Mais lidas do mês
Central de Arquivos
Maio 2016 |

Redes Sociais