Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Conheça os benefícios dos alimentos integrais
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2012, 15h08
  • Última atualização: 02/10/13 11h57

Conheça os benefícios dos alimentos integrais

Foto: Corbis ImagesEstudos e pesquisas comprovam cada vez mais que os alimentos integrais fazem muito bem à saúde. As fibras contidas nos alimentos integrais aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino, fundamental para a saúde e o bem estar. As fibras também fazem com que o açúcar contido nos alimentos seja liberado mais lentamente no sangue, o que previne diabetes e outras doenças. Mas os preços dos produtos integrais são mais caros podendo custar até sete reais a mais que o normal. É o caso do pacote de 500 gramas de arroz.

A nutricionista do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Angélica Berzon, explica que os preços são altos porque os alimentos integrais não são muito procurados pelo consumidor. ”Não justificaria ter esse preço exagerado porque é um alimento muito menos processado, mais natural. A partir do momento que ele é integral, ele não sofreu qualquer tipo de modificação industrial. Como há um menor consumo, esse preço acaba não caindo. A partir do momento que as pessoas também venham a comprá-lo, talvez esse preço no mercado tenda a baixar”, destaca.

A jornalista Luciana Rosário começou a consumir alimentos integrais há cinco meses e emagreceu 16 quilos. ”Tudo começou a funcionar de verdade porque antes eu tinha prisão de ventre durante três dias, demorava horrores e hoje em dia eu consigo evacuar todos os dias que é o mais indicado pelos médicos. É um pouco mais caro com certeza, mas os benefícios para a saúde são muito maiores do que comer um arroz que vai te deixar pesada, que não vai digerir direito, vai ficar com gases. Hoje em dia eu estou primando pela minha saúde.”

Mas o consumidor deve prestar atenção a um detalhe: para que a dosagem de fibras dos alimentos integrais seja correta é preciso acompanhamento médico.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário
Fim do conteúdo da página