Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Até os dois anos, criança precisa de cuidados especiais
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2012, 15h42
  • Última atualização: 02/10/13 08h49

Até os dois anos, criança precisa de cuidados especiais

Foto: Corbis ImagesNos primeiros dois anos de vida, a criança precisa de uma série de cuidados especiais, porque o tamanho e as funções neurológicas e psicomotoras ainda estão em formação. A boa alimentação e a prevenção de doenças, mantendo o calendário de vacinas em dia, são fundamentais para o crescimento saudável da criança.

O pediatra do Hospital da Criança Conceição, no Rio Grande do Sul, ligado ao Ministério da Saúde, Ronaldo Lerch, conta que o afeto e a tranquilidade em casa e na escola são de extrema importância para o bom desenvolvimento dos pequenos: “É muito importante a criança ter contato com a mãe e com o pai também. Além disso, é preciso ter atenção ao aleitamento materno e ao ambiente em que essa criança vive. Ou seja, ela precisa de tranquilidade, de um lugar livre de poluição e longe de cigarros. Hoje, comprometidamente, sabe-se que ambientes de fumantes prejudicam o desenvolvimento da criança também.”

O especialista informa quais são as doenças que atingem com mais frequência as crianças com até dois anos de idade: “Predominam as doenças respiratórias. Elas, muitas vezes, são causadas pelo ambiente. Então é importante cuidar da vestimenta da criança, verificar qual o tipo de ambiente que ela frequenta, se é arejado e ventilado, pois as trocas bruscas de temperatura, aglomerações e muita gente podem transmitir doenças a ela.”

O Ministério da Saúde criou no ano passado a Rede Cegonha para prestar atendimento integral às mulheres grávidas no Sistema Único de Saúde, desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida da criança.

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página