Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Pilates melhora a postura e alivia dores
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2012, 08h50
  • Última atualização: 12/09/14 15h31

Pilates melhora a postura e alivia dores

Foto: Corbis ImagesAlinhar a postura e aliviar dores nas costas e no pescoço é possível com os exercícios físicos de pilates. O pilates é um sistema de exercícios que coordena os movimentos dos músculos com a respiração. Além de fortalecer a musculatura da coluna, o pilates promove o alongamento dos músculos, melhorando a postura.

A agrônoma Midelvina Nascimento faz pilates três vezes por semana, há dez meses. Ela conta o que mudou desde que começou. “Me fez muito bem principalmente em relação à minha postura. Eu sempre tive uma postura errada, então eu fui melhorando a postura e fui deixando de sentir dor na lombar que eu sentia muita dor às vezes. Me sinto mais disposta. Esteticamente eu acho que meu corpo foi sendo redefinido. Ajudou no emagrecimento, então me fez muito bem.”

As aulas de pilates são personalizadas, para no máximo três alunos. Isso explica o preço mais alto do que de outras atividades físicas, como a musculação, por exemplo. A fisioterapeuta do Hospital Federal Bonsucesso, no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Glaucia Rodrigues explica como o pilates pode melhorar o corpo e a mente de quem pratica o exercício. “Ele melhora a resistência, melhora a postura, a flexibilidade, coordenação motora, define os músculos, entre algumas outras coisas, como a melhora do estresse, porque você faz os exercícios de forma bem lenta associando à respiração. Uma vez que você fortalece essa musculatura e mantém a postura correta, você diminui a dor, até que finalmente se livra da dor.”

Ainda segundo a fisioterapeuta Glaucia Rodrigues, o pilates é um exercício que qualquer pessoa pode fazer. Crianças, adultos e idosos que queiram melhorar a postura e aliviar dores no corpo podem se beneficiar com a prática do exercício.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página