Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Mitos e verdades sobre o limão
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 08h39
  • Última atualização: 30/09/13 16h12

Mitos e verdades sobre o limão

Foto: Corbis ImagesO limão traz inúmeros benefícios à saúde, porque é uma fruta rica em vitamina C, cálcio e ferro. Segundo médicos, ele protege o organismo de várias doenças virais, como a gripe e age como um antibiótico natural para combater bactérias. Além disso, o limão também é um ótimo aliado para combater a gastrite, problema que geralmente é associado à acidez.

É o que explica o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizetto: “Apesar de ser uma fruta azeda, ela nivela o PH do estômago deixando ele mais básico, tirando a acidez. A gente acha que o limão deixa o estômago mais acido, na verdade é o contrario. Então quando a gente fala que combate a gastrite é porque ela é legal para isso.”

O segurança Nelson Junior conseguiu curar uma gastrite crônica usando apenas o limão: “Antes de tomar o café, em jejum, eu pegava um limão, cortava , espremia em um copo e tomava coado só o caldo do limão. Aí eu fui tomando, tomando, tomando um dia após o outro e depois fui vendo que não estava sentindo mais dor. Fui melhorando.”

Mas apesar de o limão ser ótimo para o estômago e contribuir muito para a digestão, o nutricionista Felipe Rizetto explica que a fruta não ajuda a emagrecer: “O ácido cítrico é considerado um adstringente da gordura. Mas isso acontece no estômago. Até a gordura chegar lá ainda falta muito coisa. Aí vai para o estômago, depois vai para o intestino, e por ai vai. Então você pode dizer que o limão está envolvido com a digestão dos alimentos, mas não com o emagrecimento.”

O limão não tem contra indicação e pode ser encontrado no Brasil durante o ano inteiro, em todas as regiões do país.

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página