Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Saiba como prevenir e tratar a gengivite
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 16h33
  • Última atualização: 30/09/13 15h58

Saiba como prevenir e tratar a gengivite

Sangramento na gengiva e mau hálito podem ser sinais de gengivite, uma inflamação na gengiva provocada por bactérias. A gengivite em um estágio mais grave chama-se periodontite. A doença prejudica as estruturas que suportam a arcada dentária. Se não houver tratamento rápido, a pessoa pode até perder os dentes.

De acordo com o dentista do Hospital Federal do Andaraí, Luiz Antonio Eberienos, saber fazer a higiene correta da boca já é suficiente para evitar o problema: “Se você não escova esses dentes suficientemente bem, a comida e o açúcar principalmente adere no dente e cria uma crosta, que a gente chama de placa bacteriana. Aquilo irrita e a gengiva começa a ter sangramento, ocasionando na periodontite. Então tem que fazer prevenção, tem que procurar um dentista e que seja ensinado a fazer uma escovação e passar o fio dental de maneira correta, nem em excesso e nem em falta. ”

A jornalista Natalia Scarano sabe bem disso. Ela tem gengivite há quase dez anos e não descuida da limpeza dos dentes: “Eu faço tratamento com uma pasta de dente específica que o dentista passa, com o fio dental diferenciado. Tive que trocar a escova, por uma escova mais macia porque o meu dentista disse que eu escovava com muita força.”

Para tratar a gengivite e a periodontite, a recomendação é ir ao dentista a cada seis meses. O especialista ameniza o problema fazendo a remoção do tártaro e da placa dental. Se a doença já estiver avançada, o paciente deverá passar por uma cirurgia.

Fonte: Ivana Sant’Anna / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário
Fim do conteúdo da página