Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Água gelada pode diminuir os sintomas de alergia
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2012, 14h56
  • Última atualização: 12/09/14 15h42

Água gelada pode diminuir os sintomas de alergia

Foto: Corbis ImagesMuita gente não gosta, mas tomar banho frio pode aliviar os sintomas de alergia. A água gelada contrai os vasos sanguíneos que estavam dilatados amenizando os incômodos causados pela alergia.

É o que explica o chefe do serviço de Alergia e Imunologia do Hospital Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Loja. ”Se a pessoa tem rinite alérgica e obstrução nasal, isso decorre de uma dilatação dos vasos da mucosa respiratória, do nariz, por exemplo. E com banho frio, ele faz com que diminua essa obstrução. Por exemplo, se você está com a mão muito quente por causa do calor, se você colocar essa mão debaixo da água fria, aquela sensação de inchaço da mão vai diminuir, e vai diminuir justamente porque os vasos sanguíneos se contraem pela ação da água fria, e, portanto diminui o inchaço local e a pessoa se sente melhor. É isso que acontece na mucosa nasal.”

O jornalista Alberto Corona toma banho frio há dois anos. Acostumado com a água gelada, ele conta que a saúde melhorou. “Eu sentia problemas de ordem alérgica, por exemplo, quando tomava muito banho quente, depois saía para diferentes temperaturas. A partir do banho frio eu achei que começou a diminuir não só as alergias, mas a gripe foi uma das coisas que eu senti que não peguei mais.”

O alergista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro explica, no entanto, que a água gelada ameniza os sintomas de alergia, mas não faz parte do tratamento. Segundo ele, alergia tem tratamento específicos, que deve ser seguido logo nos primeiros sintomas.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário
Fim do conteúdo da página