Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Alongamento não pode gerar dor
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2012, 07h33
  • Última atualização: 30/09/13 13h56

Alongamento não pode gerar dor

Quem faz alongamento todos os dias consegue se movimentar com mais facilidade, principalmente durante as atividades físicas. Assim como o aquecimento, o alongamento é fundamental antes dos exercícios. O alongamento serve como aquecimento dos músculos e articulações. Mas é preciso atenção para não ultrapassar os limites do corpo e acabar causando uma lesão.

É o que explica o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), vinculado ao Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Amaral. “O alongamento saudável é aquele que você sente que está esticando a sua musculatura, mas não está provocando dor. Uma vez que comece a provocar dor, é um sinal de alerta de que você está ultrapassando o seu limite, e talvez não seja mais saudável você ficar insistindo.”

Foto: Corbis ImagesA preparadora física Fabiana Veloso ensina como deve ser o alongamento antes do exercício físico. “Quando você vai alongar o importante não é que você estenda muito a sua musculatura. O alongamento é importante para soltar a sua musculatura. Existem aulas específicas sobre flexibilidade e elasticidade muscular. Para você iniciar um exercício, é um alongamento mais de soltura. Você vai alongar suas musculaturas que vão ser trabalhadas como um todo no geral, mas sem chegar a dor.”

A médica Lucila Baldiotti faz alongamento quase todos os dias e conta como o exercício melhora a sua vida. “É muito útil, é como se você estivesse ativando o seu corpo para começar a jornada, e quando chego no fim do dia, eu não estou com tanta dor nas pernas, no pé de ficar trabalhando em pé o dia todo. O principal do alongamento é a mobilidade. É você sentir que consegue se esticar, virar e fazer todos os movimentos sem sentir dor. Eu, particularmente faço mais como uma prevenção mesmo para a minha velhice, para eu ter tônus muscular e mobilidade quando eu estiver mais velha.”O alongamento também deve ser praticado fora das academias contribuindo para a correção postural, seja no ambiente de trabalho ou em casa.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página