Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Basquete melhora capacidade cardiorrespiratória, agilidade e velocidade
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2012, 12h35
  • Última atualização: 30/09/13 13h50

Basquete melhora capacidade cardiorrespiratória, agilidade e velocidade

O atual tricampeão brasileiro de basquete, Rossi Alan, começou a jogar aos 13 anos. Aos 20 tornou-se jogador profissional. O atual atleta do UniCeub/BRB Brasília diz que o esporte só trouxe benefícios para vida dele. "Em todos os aspectos de saúde, de bem-estar, de melhoria de qualidade de vida, durmo bem, como bem, até a prevenção de algumas doenças, principalmente doenças do coração, o esporte tem influencia nisso aí tudo." Foto: Corbis Images

O fisiologista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Ministério da Saúde, Maurício Negri, diz que o basquete é ótimo para melhorar o condicionamento físico. “O basquete é uma atividade muito intensa. A pessoa que pratica frequentemente melhora muito o seu condicionamento físico, a sua capacidade cardiorrespiratória, a sua agilidade, a sua velocidade, a mudança de direção, então é uma atividade muito completa.”

A preparadora física Fabiana Veloso explica que o basquete exige preparação dos músculos de membros superiores e inferiores. “A questão de trabalhar com a bola que não é uma bola leve é uma bola que tem um peso considerável então realmente tem que procurar um treinamento específico para essa modalidade porque é um esporte bem mais específico tem que ter a orientação de um profissional qualificado para orientar o aluno.”

O fisiologista lembra que como o basquete tem muitos riscos de lesões, é essencial praticar o esporte com supervisão de um profissional especializado.

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página