Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Sono: Dormir bem é essencial para a saúde
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2012, 07h47
  • Última atualização: 30/09/13 09h33

Sono: Dormir bem é essencial para a saúde

Foto: Corbis Images

De acordo com especialistas, um adulto deve dormir de sete a nove horas por dia para manter o bom funcionamento do organismo. Mas grande parte das pessoas não consegue dormir bem. É o caso da técnica de segurança no trabalho Cristiane Brito: ”É horrível passar a noite olhando para o teto. Aí no outro dia eu tenho séria dor de cabeça, tipo ressaca, mal estar. Depois do almoço não precisa contar comigo mais. E isso me prejudica no trabalho.’

Além de atrapalhar a concentração no trabalho, dormir mal prejudica a saúde. É o que explica o especialista em medicina do sono do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Lucas Lemes: ”O sono tem funções da fisiologia do nosso corpo e se a gente para de dormir de forma adequada a gente começa a ter depois de alguns anos repercussões clínicas. Hoje em dia a gente sabe que as pessoas que dormem mal, por exemplo, engordam, tendem a ser hipertensas. Tem se associado cada vez mais essas doenças antigas, frequentes e conhecidas aos distúrbios do sono. ”

Para dormir melhor, Lucas Lemes recomenda hábitos simples. ”Você ter um ambiente favorável, com pouca luminosidade, não se estressar, não ficar tendo uma atividade de conversa ou de trabalho próxima ao momento do sono, e alguns macetes que são receitas da vovó funcionam também como tomar um banho morno, um leite quente. Essas coisas hoje em dia tem provas cientificas de que têm função de melhorar a qualidade do sono.”

Caso a pessoa não consiga pegar no sono mesmo com bons hábitos, a recomendação é procurar orientação médica para investigar o problema. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para pessoas que têm problemas para dormir.

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário
  • Barbara Gomes

    Denunciar Link Permanente

    Uma dica bem importante é que para dormir bem, além dos pontos citados à cima, é ter um bom <a href="http://www.gazin.com.br/colchoes/" / rel="nofollow">colchão</a> que ofereça um ótimo descanso e muito conforto, isso também ajuda para que a pessoa tenha uma ótima noite.
    Parabéns pelo post, fico muito bom, isso são coisas que todos devem saber!

    cerca de 8 anos atrás
Fim do conteúdo da página