Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Iodo é indispensável para o funcionamento do organismo
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • não publicado
  • Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2012, 09h24
  • Última atualização: 23/10/14 15h21

Iodo é indispensável para o funcionamento do organismo

Foto: Corbis Images

Essencial para o homem, o iodo atua na produção de hormônios para a tireoide, glândula que atua no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, como o metabolismo. O nutriente é muito importante para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários.

Atento à importância desse nutriente, o Ministério da Saúde investe em várias frentes para melhorar a qualidade de vida da população. Uma delas é seguir o padrão universal, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de quantidade de iodo adicionado ao sal de cozinha. A medida garante que toda a população tenha acesso ao nutriente.

O coordenador substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica o que acontece se houver falta ou excesso de iodo no organismo.”A falta pode gerar problemas desde retardo mental, surdo-mudez, anomalias congênitas, tendo em vista principalmente a questão da falta de iodo na dieta da gestante, então as implicações que isso vai ter para a criança. Mas nos níveis de consumo já com as crianças e adultos é o próprio bócio, que pela falta de iodo causa inchamento da glândula tireoide e vários problemas de saúde em decorrência disso. O excesso de iodo também tem evidência em relação a outros distúrbios da tireoide, por isso mesmo tem que trabalhar em faixas que evitem os riscos de deficiência e evitar os riscos pelo excesso.”

O iodo é encontrado em quantidades diferentes nos alimentos e na água de beber. Os alimentos mais ricos no nutriente são os de origem marinha, como peixes, ostras, moluscos e outros mariscos. O leite e seus derivados também contêm quantidade importante de iodo, como em alguns legumes e frutas.

Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página