Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Promoção da Saúde > Sinitox lança dois jogos educativos sobre intoxicação
Início do conteúdo da página
Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 07 de Março de 2016, 16h06
  • Última atualização: 07/03/16 16h06

Sinitox lança dois jogos educativos sobre intoxicação

Você está mais para ‘comigo-ninguém-pode’ ou ‘escorpião’? Se você quer saber em que categoria você se enquadra, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) está disponibilizando, como material educativo, dois quizzes (jogos de questionários que tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos participantes) que traçam a personalidade do participante: Qual planta tóxica é você? e Que animal peçonhento é você?. Os jogos relacionam o comportamento humano a características e hábitos de plantas tóxicas e animais peçonhentos, buscando prevenir casos de intoxicação.

16 03 07 sinitox quiz1

Clique na imagem para jogar!

 

A iniciativa surgiu a partir da discussão que o Sinitox e Flávia Carvalho e Marcelo de Vasconcellos, integrantes do Grupo de Pesquisa Jogos e Saúde e funcionários do Serviço de Multimeios do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), tiveram para a produção de jogos educativos para o Sistema.

“A ideia era divulgar a informação sobre plantas tóxicas e animais peçonhentos de uma forma mais lúdica e divertida, com uma maior cobertura”, afirma Rosany Bochner, coordenadora do Sistema.

O lançamento aproveita o aniversário de 35 anos do Sinitox e aponta para uma nova forma de interação entre o Sistema e a sociedade, como explica Rosany Bochner: “Estamos acompanhando as novas tendências de comunicação, o que corrobora para a modernização do Sistema”. Mas não é só a modernização que é o mais importante. Segundo Rosany, é fundamental que as informações sobre intoxicação e envenenamento sejam disseminadas por todos os meios, como forma de prevenir acidentes, muitos deles fatais:

“As intoxicações por plantas tóxicas são muito comuns em crianças menores de dez anos, e a falta de informação sobre essas plantas é apontada pelos especialistas como uma das principais causas desses acidentes”, explica Rosany. De fato, só em 2012, na faixa etária de zero a 14 anos, foram notificados 803 casos de intoxicação por plantas, segundo dados do Sinitox.

16 03 07 sinitox quiz2

Clique na imagem para jogar!

Os animais peçonhentos também são um problema grave para a saúde pública. Apenas em 2012, 2448 jovens (de zero a 14 anos) foram intoxicados. “O envenenamento por esses animais é muito frequente em nosso país. Conhecer os animais de importância médica, seus hábitos, como prevenir esses acidentes é muito importante”, reforça a coordenadora do Sinitox.

Uma das vantagens dos quizzes é que todos podem compartilhar nas mídias sociais, transformando a brincadeira em uma disseminação de informação de qualidade para a saúde.

Fonte: Graça Portela/ Icict/Fiocruz

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página